ícone whatsapp

Fritz participa da abertura de evento sobre redução de danos na saúde

16.09.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Profissionais da área da saúde de todo o território nacional estão participando do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), que acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande, com o objetivo de debater a ampliação doa cesso as inovações tecnológicas de prevenção e o aumento da cobertura de testagem para diagnóstico precoce, tratamento e prevenção. Durante a abertura do evento, que está comemorando 30 anos da redução de danos e da Aids no país, o vereador campo-grandense enfermeiro Fritz (PSD), representando a Câmara Municipal de Campo Grande, destacou que com as melhorias será possível implementar estratégias mais eficazes para o combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Realizado pelas Associações Águia Morena de Redução de Danos e Brasileira de Redução de Danos (Aborda), o encontro prevê buscar soluções para respostas na questão da prevenção combinada ao HIV/Aids no espaço do trabalho público, privado e nos campos de atuação das equipes profissionais especializadas. Estão sendo debatidos também os processos de articulação dos movimentos sociais e os setores públicos dos serviços de saúde, possibilitando melhore efetivação das parcerias para o aumento do atendimento. 

Com o objetivo de possibilitar melhores condições para ações dentro desse tema, o vereador criou a Lei nº 6.000/18, que institui no município de Campo Grande o Dia de Redução de Danos, comemorado no dia 24 de Novembro. Com isso, Fritz promove debates, eventos ou manifestações sobre a importância da adoção de políticas e estratégias específicas para essa atuação. 

“Redução de danos é possibilitar que a comunidade e os agentes de saúde possam contribuir com a redução das ISTs na questão da conscientização da população, na aplicação de ações que promovam resultados diretos e na abordagem ao cidadão”, explicou. 

Dentro das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, estão investimentos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV (CAPS AD 24 horas), vigilância, prevenção e controle das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e o programa Saúde na Escola.

Participaram da mesa de abertura, além do vereador Enfermeiro Fritz, a representante da gerencia de IST/AIDS/HIV da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Alessandra Salvatori, o representante do Fórum ONG Aids, Marcio Aurélio Soares, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções do Ministério da Saúde, Marcia Colombo, da Superintendência de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, da Associação Brasileira de Redução de Danos, Tatiana Maria Pinage e Ana Cristina de Oliveira, e da Associação Águia Morena de Redução de Danos, Edna Flores. 

Assessoria de Imprensa do Vereador