ícone whatsapp

Fritz destaca que vacinação contra a gripe pode ser realizada em horário estendido

23.04.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) fez uso da tribuna durante o ato destinado a Palavra Livre, na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Campo Grande desta terça-feira (23), para expor que o horário estendido utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para a campanha de vacinação contra a gripe está sendo cumprido. Segundo o parlamentar, 58 unidades básicas de saúde (UBS) e da família (UBSF) em todas as regiões da capital atendem os pais e responsáveis que levam seus filhos para vacinação também durante o período do almoço. Destas, sete estão atendendo os pacientes até às 19h. 

O debate sobre a diferença de horários de atendimento começou quando o vereador André Salineiro (PSDB), durante a sessão do dia 11 de abril, afirmou que havia unidades de saúde que não estavam atendendo a demanda dos grupos prioritários da vacinação em horário estendido. Em defesa da área da saúde, Fritz reforçou que, à época, havia mais de 40 unidades com modificação no período de atendimento. 

Na sessão ordinária seguinte, Salineiro ressaltou que Fritz havia mentido quando disse que as UBS e UBSFs estavam atendendo em horário diferenciado. Além disso, Salineiro fez um desserviço público ao pedir para que os pais e responsáveis não levassem seus filhos para vacinação, já que, segundo ele, as unidades de saúde estariam fechadas. 

Ainda durante a utilização do espaço destinado aos parlamentares na sessão deste início de semana, Fritz ressaltou a importância de se conhecer a fundo áreas que não estão no cotidiano dos parlamentares. “Eu acho que nós, aqui, vereadores, engravatados que somos e que temos, muitas vezes, conhecimento de uma determinada área, termos a hombridade e a honestidade de quando entrarmos em uma área que não temos pleno conhecimento, procurar uma equipe técnica ou um vereador que tenha conhecimento na área para poder auxiliar, como tenho feito com as demandas que não tenho conhecimento”.

Sesau

Durante encontro realizado no dia 5 de abril na sede da Sesau, foi apresentado um documento que mostra o horário de atendimento nas unidades com duas e três equipes de Saúde da Família. No primeiro caso, as UBSFs funcionam das 7h da manhã até as 17h. Além disso, há também quatro unidades de urgência (UPA) e os Centros Regionais de Saúde (CRS) estão disponibilizando vacinação aos sábados, domingos e feriados. “A população não está descoberta com relação a demanda de vacinação. Temos aqui o Diário Oficial pontuando vários dias com a abertura de cada unidade e temos uma procura de demanda ainda um pouco reduzida”, destacou Fritz. 

Precária

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi o déficit de trabalhadores na área da saúde. Segundo ele, há cerca de 40% menos profissionais atuando nesta área do que o necessário para um atendimento mais ágil. Fritz ressaltou ainda que vem lutando contra a violência pela qual o servidor público municipal passa no exercício das funções. “Eu acho extremamente pertinente que tenhamos a clareza de como funcionam as coisas para que não criemos imbróglios dentro do nosso serviço de assistência. Aqui tem a minha demanda e a minha vivência com relação ao horário estendido”.

Assessoria de Imprensa do Vereador