ícone whatsapp

Fritz destaca necessidade de união de profissionais e estudantes para melhorias na enfermagem

20.05.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

Entre os dias 12 e 20 de maio entidades de saúde das áreas pública e privada realizaram a Semana de Enfermagem com o objetivo de discutir as demandas do setor com  profissionais e estudantes enfermeiros, técnicos e auxiliares para que possa haver melhorias para toda a classe. Convidado a participar da abertura de três dos diversos eventos que aconteceram na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, – Semana de Enfermagem do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ms) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – o vereador Enfermeiro Fritz destacou a importância de uma maior participação dos trabalhadores e estudantes nas discussões para obter os avanços necessários, como o piso salarial, a carga horária de 30 horas semanais e a melhoria das condições nos locais de trabalho.

Na abertura da VI Semana de Enfermagem do HRMS, que teve como tema “Inspirar, influenciar e motivar”, Fritz ressaltou sobre a representatividade do setor dentro da área política, ressaltando que a prática é realizada a todo momento e em todos os lugares. “fazemos política dentro de casa, no trabalho, na faculdade. Por que quando estamos buscando melhorias recuamos? Precisamos manter essa luta para que consigamos benefícios que serão para nós”, disse. Diante de mais de 100 profissionais do hospital, o vereador destacou os pontos positivos de ter uma classe unida e as conquistas já alcançadas. “Política vai além do processo eleitoral. Afetam-nos as políticas públicas, normas e leis, políticas educacionais, profissionais, sociais, assistenciais, entre outras. Se não houvesse a política, não teríamos direito e acesso à moradia, à educação, ao lazer, ao voto, entre outras tantas coisas que fazem parte do nosso cotidiano”, explicou.

Com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: saúde para todos”, o evento inicial da 8ª Semana de Enfermagem do Coren-Ms, contou com a presença da prefeita de Cristal (RS), Enfermeira Fábia Richter, que ressaltou a necessidade de empoderamento do setor. Na mesma linha de raciocínio, o parlamentar sul-mato-grossense reforçou a necessidade de se lutar pela profissão. “Precisamos atender bem e eu, juntamente com a Cida (vereadora de Campo Grande), fazemos frente a essa bandeira. Agora, nós temos que ganhar e alçar voos para todos os âmbitos da política”, disse.

Já no evento realizado pela Sesau, que teve como tema “Enfermagem Forte: é essencial se empoderar”, Fritz fez menção aos acordos propostos pelo parlamentar e pelo prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad, com relação aos avanços conquistados nos últimos dois anos e meio de gestão, como às 30 horas para os enfermeiros que atuam na urgência e emergência, a bonificação salarial para toda a classe, a representatividade dentro da política e a valorização dos profissionais. “A enfermagem evoluiu muito nesse tempo, com um prefeito que olha, um vereador da rede e uma vereadora também da profissão. Agora, temos que ter essa contrapartida. Precisamos voltar a assumir a nossas atribuições e competências. A enfermagem sempre foi protagonista e base de assistência”, exaltou Fritz.

O vereador destacou ainda que é preciso assumir esse poder proposto pelo evento, começando a adquirir novamente as responsabilidades existentes na profissão. “Nós temos muito a avançar e aqui nós temos essa parceria, que é nosso prefeito e nosso secretário, que está assumindo agora e está abrindo as portas para a gente”, disse.

Hugo Norberto

Assessoria de Imprensa do Vereador