ícone whatsapp

Força Expedicionária: Junior Longo homenageia o Esquadrão Pelicano e a Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo

16.07.2018 · 12:00 · Vereador Junior Longo

O vereador Junior Longo (PSB) entregou na manhã de sexta-feira (13) a Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira em reconhecimento aos serviços prestados pelo Esquadrão Pelicano e a Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. A medalha foi criada no âmbito do Legislativo Municipal por meio da Resolução n° 1.053/05.

A comenda é concedida a militares das Forças Armadas, aos civis nacionais, aos militares e civis estrangeiros, aos policiais e bombeiros militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para difusão dos efeitos da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial e prestado serviços relevantes, por meio de atividades ou contribuição, à Associação Nacional dos Veteranos da FEB, seção Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande-MS.

“Fiz questão de homenagear a Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo pela contribuição na formação acadêmica de crianças e adolescentes, com enfoque voltado ao trabalho no campo. Também escolhi o Esquadrão Pelicano pelo relevante serviço no resgate de vítimas de acidentes aéreos, marítimos e de calamidades públicas. É inegável a importância do serviço prestado por ambos”, finalizou o vereador Junior Longo.

Conheça um pouco mais da história dos homenageados: 

Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo – localizada na MS-040, em Campo Grande, desenvolve trabalhos com gado, suínos e aves. Também possui cozinha experimental e horta orgânica, sempre estimulando os estudantes a participarem de inúmeras atividades voltadas ao trabalho do campo com responsabilidade. 

Esquadrão Pelicano – O Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação foi criado pela Portaria nº 60, de 06 de dezembro de 1957, com sede na Base Aérea de São Paulo, com a missão atribuída de executar Buscas e Salvamentos de sobreviventes de acidentes aeronáuticos e marítimos. Contudo, pela sua vocação e adequabilidade dos meios, frequentemente se fez presente também no apoio às vítimas de calamidades públicas ou no socorro de pessoas isoladas, vítimas de casualidades de toda sorte.

Em janeiro de 1981 foi transferido para a Base Aérea de Campo Grande, onde permanece até hoje. Sob o lema “PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER”, em seus 60 anos de existência, completados em dezembro de 2017, o Esquadrão Pelicano cumpriu inúmeras missões em todo o território nacional e em países vizinhos, totalizando mais de 1000 vítimas salvas. 

O comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Luciano Marchiorato disse que o trabalho executado pela equipe é silencioso, que receber a Medalha do Mérito da Força |Expedicionária Brasileira é uma honra. “Ficamos muito felizes pela indicação. Nós admiramos a Força Expedicionária e para todo o Esquadrão Pelicano é uma honra ser indicado para receber essa comenda. Agradecemos pela indicação”, destacou.

              

Assessoria de Imprensa do Vereador