ícone whatsapp

Fissuras labiopalatinas: Projeto de Lei do vereador Cazuza busca conscientização

03.07.2019 · 12:00 · Vereador Cazuza

O vereador Cazuza protocolou o Projeto de Lei que institui no âmbito do município de Campo Grande o Dia da Conscientização das fissuras labiopalatinas.

De acordo com o Projeto de Lei, o município deverá incluir em seu calendário de eventos o dia 15 de outubro, para que seja trabalhada a conscientização, com a divulgação, tratamento, combate ao bullyng e inclusão social.

Para o vereador Cazuza, conscientizar as pessoas fará a diferença na vida de quem nasceu com a fissura labiopalatina. “O Brasil possui centros de referência para o tratamento, mas em muitos casos, o tratamento é longo, a criança passa por inúmeras cirurgias e por isso precisa que as pessoas sejam conscientes”.

Fissura de Labioplatina

A fissura de labiopalatina é uma malformação congênita que resulta da deficiência ou falta de fusão dos processos faciais e/ou palatos.

Dados da OMS – Organização Mundial da Saúde apontam que uma em cada 650 crianças no Brasil nascem com a deformação e as causam ainda são consideradas indefinidas.

De acordo com as pesquisas, os fatores que ocorrem a fissura labiopalatina podem ser fatores genéticos, uso de medicação ou circunstâncias adversas na formação do bebê, durante a gravidez, deficiências nutricionais, álcool, fumo e até mesmo radiação.

A falta do tratamento podem acarretar complicações, ou seqüelas, como problemas na fala, alimentares, respiratórios e de socialização.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador