14.10.2019 · Solenidades
Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados durante solenidade
img_9369

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais foram homenageados pelos vereadores durante Sessão Solene na noite desta segunda-feira, dia 14 de outubro, na Câmara Municipal. A solenidade foi proposta pela vereadora Enfermeira Cida Amaral.

“Conheço a necessidade da atenção básica. Se todas as atenções básicas tivessem um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, uma nutricionista, nossa saúde seria outra e nossa prevenção estaria completa. Porém, é por etapas que fazemos isso. Só sou o que sou, profissionalmente falando, pela equipe que trabalhou comigo”, disse a parlamentar.

A Sessão Solene em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi instituída pela Resolução 1286/18, de autoria da vereadora Enfermeira Cida Amaral, vereadores André Salineiro e Dr. Livio.

“Engrandeço o apoio de toda equipe multiprofissional que atua conosco: médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes socias, entre outros. Juntos, fazemos toda a diferença no atendimento ao ser humano. Ofereço essa homenagem a todos os profissionais presentes nesta Casa. Que nossas mãos continuem fazendo a diferença e ajudando a salvar vidas”, discursou Wânia Sabino, que falou em nome dos homenageados.

Consta na resolução que as atuações do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional são fundamentais para a promoção da saúde e bem estar da população em geral. As profissões foram regulamentadas por meio do Decreto-Lei n. 938 de 13 de outubro de 1969, e data comemorativa foi instituída no Calendário Oficial do país em janeiro de 2015, por meio da Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a celebração a cada dia 13 de outubro.

O presidente do Crefito-13 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS), Renato da Silva Nacer, falou sobre o papel da entidade no apoio aos profissionais. “Temos o objetivo de promover o maior desenvolvimento profissional e proteger a sociedade, tentando estimular boas práticas profissionais. Peço para que nós, profissionais, refletíssemos sobre o que temos feito para melhorar nossas profissões. Seguimos os nossos parâmetros assistenciais? Temos lido frequentemente resoluções atuais? Temos pleno conhecimento do que diz o código de ética? Com isso, poderemos trabalhar para que a população tenha o melhor atendimento possível”, discursou.

Falando em nome de todos os parlamentares, o vereador André Salineiro destacou o papel desses profissionais na sociedade. “Hoje, a homenagem que vocês vão receber não é pelo fato de serem fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais, mas, sim, pelo fato de fazerem diferença na sociedade. Seja em tratamentos alternativos, seja desempenhando cargos importantes nos setores público e privado. Temos que reconhecer e valorizar essas profissões. Tenham orgulho dessas pessoas que estão aqui, pois fizeram por merecer”, finalizou.

Confira a lista de homenageados:

ANDRE SALINEIRO - ARTHUR CEZAR OBREGON CARDOSO e ALVARO FERNANDO DIAS BORGES

AYRTON ARAÚJO DO PT - MAYARA CAPISTRANO TERRA

BETINHO - KAMYLLA FELIPES GARCIA e CAMILA FREGADOLLI GONÇALVES

CARLÃO - STHEFANE CORREIA RODRIGUES e VIVIANE NEVES BARRETO

CAZUZA - SILVELY FONSECA PAIVA e ADRIELLY KAROLINY ÁVILA GONÇALVES

CHIQUINHO TELLES - CRISTIANE MARCHETI DOS SANTOS e MARILZA BATISTA

DHARLENG CAMPOS - ALESSANDRA MARIA ELESBÃO SILVA e THAINARA MOREIRA DE ALMEIDA GOMES

DR. CURY - RENAN LUCCHESI CORDEIRO e CLÁUDIO STAPANI JÚNIOR

DR. LÍVIO - IRENE CRISTINA SIQUEIRA DE SOUZA BARROS e WANIA DOS SANTOS WEINGARTNER

DR. LOESTER - ANDRÉ ALEXANDRE COSTA DE AZEVEDO e PRISCILA MEIRELLE FEIJÓ ZIGART

EDUARDO ROMERO - LILIANA RIBEIRO e DAYANA DAS GRAÇAS