ícone whatsapp

Entrevista: Vereador Ronilço Guerreiro fala sobre a importância do Setembro Amarelo

02.09.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro é psicólogo e fundou o grupo Psicólogos com Amor que ajuda pessoas que sofrem com problemas emocionais. Nessa entrevista ele fala sobre o Setembro Amarelo, sobre como ajudar as pessoas que estão sofrendo e a programação do mês de preservação da vida.

Qual a importância do Setembro Amarelo?

Setembro é mês de valorização da vida, amarelo é esperança. Conto uma história que às vezes precisamos de apenas um incentivo para nossa vida ganhar sentido. Um dia “esqueci” um livro num carro que estava estacionado num mercado, assim como faço todas as semanas quando saio pelas ruas. Minha surpresa foi quando um pouco mais tarde uma mulher me mandou uma mensagem que dizia: “você salvou a minha vida! Eu estou com depressão, desempregada, meu filho fugiu de casa, meu marido brigou comigo e eu entrei no mercado para comprar uma bebida forte e tomar com remédios para me matar, mas quando vi aquele livro, do Augusto Cury, que dizia que a vida vale a pena ser vivida, comecei a ler ali no carro mesmo e ele mudou minha vida. Pessoal, às vezes uma mensagem, uma palavra de apoio, algo simples, muda o rumo de uma pessoa.

E como podemos identificar as pessoas que precisam de ajuda?

Quando as pessoas estão com algum problema emocional normalmente dão algum sinal, por mais simples que seja, por isso precisamos estar atentos. Temos que ter conscientização que ninguém quer se matar, as pessoas querem matar uma dor que estão carregando. Por isso digo a cada um que valorize a vida, não é mimimi, não é falta de Deus, depressão é uma doença que precisa de tratamento, atenção e respeito.

Quando identificamos alguém com problemas emocionais, o que devemos fazer?

Primeiro mostrar que ela não está sozinha. Depois incentivar a buscar ajuda profissional, temos vários grupos de apoio, além dos profissionais psicólogos. Muitas vezes algumas sessões já mudam uma vida, então se identificar algo diferente em alguém que você tem contato, se coloque à disposição e incentive a busca de ajuda.

Sobre as ações do mês do Setembro Amarelo já tem algo preparado?

Campo Grande tem uma série de atividades que já tem sido divulgada, também vamos realizar ações preventivas, quero apresentar uma audiência pública sobre o tema e solicitei à mesa diretora da Câmara Municipal que as cores do prédio fiquem na cor amarela durante todo o mês. Tudo que for possível fazermos para conscientizar, vamos fazer.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador