ícone whatsapp

Entrevista: Ronilço Guerreiro ressalta importância do incentivo à leitura para crianças

30.03.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Um dos maiores incentivadores da leitura como ferramenta de transformação social, o vereador Ronilço Guerreiro destaca nesta entrevista a importância do incentivo à leitura na infância. Guerreiro lembra que sábado, dia 2, é o Dia Internacional do Livro Infantil e, como educador pede para que os pais troquem o celular por uma leitura em conjunto.

*Você tem mais de 20 anos de atuação no incentivo à leitura através dos Gibis, esse é o caminho para fazer com que as crianças leiam mais?*

Bom, iniciei meu trabalho de incentivo a leitura com alguns gibis e poucos livros, mas sentia olhando para as crianças que frequentavam a Gibiteca o quanto elas sentiam prazer quando estavam lendo. Era divertido e eu sempre pedia para elas contarem as histórias que acabaram de ler. O gibi é fantástico, pois cada personagem tem o seu jeito, sua forma de agir e as crianças acabam se encontrando nas histórias e isso é muito bacana. Não acredito que essa fantasia pelo lúdico tenha acabado, mas precisa de incentivo.

*Mas como seria esse incentivo?*

Muitas vezes é cômodo entregar um celular na mão da criança, principalmente quando ela está agitada. Mas é possível pensar em alguma alternativa mais educativa, lendo junto, contando histórias, fazendo viajar na imaginação. A tecnologia é fantástica, mas não podemos perder a formação inicial da leitura e, como digo, não é que a criança não gosta de ler, talvez ela não tenha sido incentivada a começar.

*Nos seus projetos você observa a vontade das crianças de consumir os livros?*

Sim e é muito bacana. Tem crianças que visitam a Freguesia do Livro que vai às feiras, a Vanteca que tem uma programação nas escolas e nos Livros Carentes que levamos todo sábado para a Barão do Rio Branco. Elas sentam, começam a ler, conversar sobre as histórias e nós incentivamos a levar outros livros para casa. A educação passa por ler e entender o que leu. Não podemos perder o hábito de ter livros em casa, de reunir a família para uma roda de leitura, esse é um momento importante na formação de nossas crianças e é uma responsabilidade que precisa ter em casa.

*Como as crianças podem participar dos projetos da Gibiteca?*

Estamos sempre pensando na formação de novos leitores e um dos projetos que estamos criando neste ano é o Clube do Guerreirinho, que de forma lúdica visa formar embaixadores da leitura. A Gibiteca é a mãe de todos os nossos projetos e está diariamente aberta para receber as pessoas, mas temos os projetos que vão aos bairros, nas escolas e para participar é preciso estar atento a nossa agenda nas redes sociais.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador