ícone whatsapp

Enfermeiras da Capital são homenageadas pelo vereador Betinho

21.05.2019 · 12:00 · Vereador Betinho

Durante a sessão solene na noite de segunda-feira (20), o vereador Betinho, entregou, junto com os demais vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, homenagens ao Dia Municipal da Enfermagem, de outorga da medalha legislativa Wanda Horta. A comemoração foi instituída pelas Resoluções 1.278/18 e 1.126/2011, estabelecendo que a homenagem pode ser concedida a enfermeiros, obstetrizes, técnicos em enfermagem ou auxiliares de enfermagem, devidamente inscritos no Conselho Regional de Enfermagem do estado de Mato Grosso do Sul (Coren-MS). A homenagem ocorre no período em que é celebrada a Semana da Enfermagem no Brasil.

A escolha da medalha faz referência a Wanda Aguiar Horta, que nasceu em Belém (PA), em 11 de agosto de 1926 e faleceu em 15 de junho de 1981, e foi a enfermeira que introduziu os conceitos da enfermagem que são aceitos no Brasil.  Seu trabalho foi reconhecido e implantado em todas as instituições de ensino, pois a sua teoria sobre a enfermagem é a mais aceita entre todas as outras teorias, chamada de “Teoria das Necessidades Humanas Básicas”.

Betinho homenageou Karine Gomes Jarcem, enfermeira obstetra formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mediadora do projeto Aprimoramento e Inovação do Ensino e Obstétricia- Apice On do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, atualmente presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-MS), colaboradora do Grupo Técnico de Saúde da Mulher do Coren-MS e   professora do curso técnico de enfermagem na disciplina de saúde da mulher.

O parlamentar também homenageou, Amanda Eveline Fernandes. Enfermeira formada há 10 anos pela Uniderp, Amanda é especialista em obstetrícia/neonatologia e qualidade e segurança no cuidado ao paciente. Atualmente é responsável técnica no serviço de controle de infecção hospitalar no Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) de Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do Vereador