ícone whatsapp

Enfermeira Cida participa de 1º edição de Diálogos de Cidadania, e fala sobre mulheres que ocupam espaços políticos

15.03.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) participou da 1º edição de Diálogos de Cidadania na quinta-feira (14). Com o tema “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses”, a reunião com gestoras de políticas públicas para mulheres, conselheiras, primeira damas, militante feministas e de movimento sociais, vereadoras, quilombolas, mulheres indígenas e mulheres negras. Todas as mulheres que participaram do evento são atuantes em órgãos da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e nas políticas públicas pela igualdade racial.

Alguns dos assuntos abordados são avanços e desafios do exercício dos espaços de poder e decisão pelas mulheres e o combate ao preconceito e à discriminação de gênero raça e etnia.

De acordo com a Subsecretária Especial da Cidadania, Luciana Azambuja Roca, é importante discutir temas que integram a construção da secretaria como questões de igualdade de gênero, raça e etnia, “iniciamos esse encontro afirmando essas pautas de forma integral e transversal. Haverá um assunto diferente por mês envolvendo todas as temáticas que farão parte da nova Subsecretaria Especial da Cidadania que tem oito Subsecretarias vinculadas, onde além de políticas públicas da mulher, nós temos a igualdade racial, a juventude, população indígena, LGBT, pessoas idosas, pessoas com deficiência e comunitários”, declarou.

A vereadora enfermeira Cida Amaral, citou o nome de cada uma das vereadoras e deixou seu recado: “Tenho certeza que o momento é para estarmos em todos os espaços de poder, não tenho nada contra os homens, mas a nossa luta é pelo protagonismo das mulheres. Fazer que a nossa pauta: igualdade de direitos se torne, realmente, a pauta de toda sociedade. Estou feliz porque as mulheres estão começando a ocupar o seu espaço, mesmo que a duras penas. Sinto-me honrada em ver que ocupamos os espaços políticos. Sugiro aqui ao Estado que se crie um grupo de mulheres vereadoras do MS”, propôs Cida.

Na sequência houve a roda de conversa sobre “Cidadania na perspectiva de gênero, raça e etnia”, mediada por Rhaissa Siviero, gestora municipal de Amambai. Participaram do debate Jacqueline Machado, juíza coordenadora da Coordenadoria da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS); Marta Nunes da Costa, doutora em filosofia e ciência política, com atuação em estudos feministas e professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); e Angela Vanessa Epifanio, bacharel em serviço social, membro do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito e ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

(Com informações da Subsecretaria Especial de Cidadania – Secid)

 

Maria Pereira

Assessoria de Imprensa da Vereadora