ícone whatsapp

Enfermeira Cida Amaral recebe resposta sobre atuação da GCM no Terminal Morenão e Secretaria reconhece falhas

16.12.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Em resposta ao requerimento apresentado pela vereadora Enfermeira Cida Amaral, solicitando detalhes sobre quem autorizou a ida da equipe da Guarda Civil Metropolitana para o Terminal Morenão, durante manifestação, no dia 15 de novembro, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) reconhece que não foram exauridas todas as tentativas de diálogo e negociação, bem como à inadequação nas respostas e nos tipos de recursos utilizados no uso progressivo da força. “Como, por exemplo, não aguardar o reforço de mais agentes; Utilizar o grupo especializado em pronta intervenção como primeira opção; Ter sido empregada arma longa para mera intimidação e o uso de spray de pimenta espargindo no ar (não direcionado ao rosto)”, alegou a Sesdes.

Para a vereadora Enfermeira Cida Amaral, o reconhecimento de que houve inadequações durante a ação é importante. “Contribui para que haja um incessante aprimoramento da Guarda Civil Metropolitana e consequentemente, garante que episódios como esse não aconteçam mais”, disse a parlamentar.

AFASTAMENTO

Ainda conforme a Secretaria, três agentes da Guarda que se envolveram na ação estão afastados, preventivamente e respondendo processo administrativo disciplinar, com determinação de suspensão do porte de arma de fogo funcional. Também informou que realiza seleção interna, visando a capacitação de guardas para utilizar armamento letal e não letal, uma vez que uma das diretrizes da citada Secretaria é capacitar requalificar seus agentes.

No entanto, um dos questionamentos apresentados pela vereadora sobre quem autorizou/coordenou a operação, ainda não foi respondido, pois ressaltaram que essas informações serão prestadas, após a conclusão do processo administrativo disciplinar.

Assessoria de Imprensa do Vereador