ícone whatsapp

“Energisa está sangrando o povo sul-mato-grossense”, diz Veterinário Francisco

28.01.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O vereador veterinário Francisco (PSB) em reunião com representantes da Energisa MS,concessionária que administra a distribuição de energia no Estado disse que os valores cobrados pela empresa são abusivos e sangra a população. “A Energisa está sangrando o povo de Mato Grosso do Sul. Temos que verificar o que está acontecendo ou vamos ter que voltar a usar lamparina, porque é impossível pagar essa conta”, argumentou o parlamentar na manhã desta sexta-feira (25) durante reunião na Câmara dos Vereadores.

Segundo veterinário Francisco, mesmo nesse período de recesso parlamentar várias pessoas tanto nas redes sociais como no gabinete vieram reclamar do aumento da conta de energia elétrica. Ele lembrou ainda que com esse aumento do valor da energia irá impactar na inflação e outros produtos devem subir prejudicando ainda mais  o campo-grandense.“A população não tem condições de pagar esse valor. Muitos dos cidadãos ou vão ter que pagar a conta de energia ou se alimentar. Isso é inaceitável”, explica o parlamentar.

O coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz Rudis explica que a empresa identificou 23 picos de energia no Estado no período de 13 dezembro até 10 de janeiro e esse alto consumo ele atribuiu a esse período que esta sendo considerado o mais quente em 100 anos. Rudis explica ainda que não houve reajustes na tarifa e sim o consumo maior em razão do aumento da temperatura.

O superintende do Procon-MS, Marcelo Salomão,explicou em dois dias o Procon recebeu pelo menos 300 reclamações sobre aumento na conta de energia. Ele explicou que muitos consumidores utilizaram o mesmo KW/h e o valor aumentou.

Ainda durante a reunião o representante da Energisa, Jonas Rudis,recebeu a sugestão dos parlamentares para que fosse suspensa a cobrança desse valor da conta de energia. No entanto, ele informou isso seria impossível.

Diante da recusa, os vereadores decidiram dar encaminhamento para a criação de uma CPI(Comissão Parlamentar de Inquérito) que deve contar com a ajuda da Promotoria, Defensoria, governo do Estado e Procon.

 

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereador