ícone whatsapp

Em visita a vereadores, secretário de Saúde recebe demandas e fala dos desafios

09.04.2019 · 12:00 · Visita

Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande receberam, na manhã desta terça-feira (9), o secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho. Ele recebeu várias demandas para a saúde, conheceu projetos, mas também falou das principais dificuldades, desafios e metas para o setor. O médico José Mauro assumiu a pasta no começo deste mês.  

“Viemos passar uma situação geral da Secretaria de Saúde, as dificuldades em relação à superlotação nas unidades de atendimento, deficiências na assistência básica, deficiências na medicina especializada e também na questão estrutural, principalmente na parte de informática”, afirmou o secretário.

Ele comentou ainda dos problemas que os agentes de combate a endemias estão tendo para entrar nas residências para vistoria e eliminação de eventuais focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Sabemos que 80% dos focos estão nas casas e o desafio é porque os agentes nem sempre conseguem entrar”. 

O secretário trouxe ainda aos vereadores a notícia sobre parceria que será firmada com a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), ligada ao Ministério da Saúde, para apoio técnico na assistência básica e na questão gerencial das unidades de saúde, além de treinamento de equipes. 

Primeiramente, o secretário esteve presente na reunião Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação com os vereadores Otavio Trad (presidente), Dr. Livio (vice-presidente), William Maksoud, João Cesar Mattogrosso e Junior Longo. Posteriormente, ele esteve na presidência, onde mais vereadores participaram do encontro. Trad destacou a importância dessa visita institucional, em que já foram adiantados ao secretário “alguns projetos de leis relacionados à área da saúde que estão em tramitação e podem ser pauta de discussões”. 

O vereador Dr. Livio, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, ressaltou que o secretário pretende, em breve, retornar à Câmara para, acompanhado de técnicos, reunir-se com todos os vereadores para apresentar os principais projetos da Secretaria. “Tivemos essa primeira visita em que ele se apresentou e solicitou essa agenda com todos os vereadores”, disse.       

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal