ícone whatsapp

Em Sessão Solene de comemoração ao Dia do Médico, vereador entrega medalha “Dr. William Maksoud”

22.10.2019 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Em comemoração ao Dia do Médico, os vereadores realizaram Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Doutor William Maksoud”. Para o parlamentar William Maksoud Neto, a homenagem foi de muita emoção pelo reconhecimento dos serviços prestados por seu avô.

“Ficamos gratos e emocionados por lembrarem dele, que foi um médico exemplar e humano, atuante nas comunidades carentes de Campo Grande. Essa homenagem aos médicos é também uma honra para nós da família Maksoud”, comentou o vereador.

Proponente da Sessão, Dr. Cury destacou a dedicação do Dr. William Maksoud de amor à profissão, baseado nas histórias relatadas pelos colegas, fatores que o levaram a escolha de homenageá-lo com a lei que nominou a medalha entregue. “Seus atos foram eternizados nos pacientes e na memória dos colegas, que lembram com orgulho e admiração. A luta dele e de tantos de sua geração nos permitiu chegarmos aqui. A medalha caberá no peito daqueles que trilham medicina com respeito e honradez”, disse. 

Dentre os homenageados, receberam as medalhas os médicos Dr. Antônio Carlos de Azevedo Perez, Dr Augustin Malzac, Dr. Edmar de Azambuja Salles e Dra. Anelise de Souza Amaral.

Sobre o Dr. William Maksoud

Dr. William Maksoud nasceu em Aquidauana no dia 28 de agosto de 1922. Foi eleito vereador em Campo Grande por duas vezes, sendo em uma delas Presidente da Câmara. Teve seus direitos políticos cassados durante o período da Revolução de 1964. Neste período voltou a ser médico particular e beneficente da Santa Casa onde continuou atendendo os mais necessitados, visando o bem-estar e a saúde da população. Retornou à política no ano de 1982. Faleceu no dia 22 de agosto de 1986. Em sua homenagem foi criado um centro de estudos com o nome Fundação Centro de Estudos Dr. William Maksoud. Ítala Mandetta Maksoud, viúva do William Maksoud, recebeu comenda entregue pelos vereadores Dr. Cury e William Maksoud, neto do médico que dá nome à medalha, durante a solenidade.

Histórico dos homenageados

Antonio Carlos de Azevedo Perez 

Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1976), Residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Evangélico (1977 e 1978), Mestrado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Doutorado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2009). MBA pela FGV em Gestão em Saúde e Auditoria (2010). Professor 3º grau da UFMS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia e Proctologia. Ex-presidente do CRM-MS, membro da Academia de Medicina de MS e membro honorável da Sociedade Sul-Matogrossense de Gastroenterologia e Nutrição.

Edmar de Azambuja Salles

Formado pela UFMS em 1980. Residência em Pediatria no Hospital Fernandes Figueira no Rio de Janeiro. Foi Presidente por 2 mandatos consecutivos da Sociedade de Pediatria de MS. Foi Membro do Conselho Regional de Medicina por 5 anos sendo 2 anos na função de Corregedor Geral e foi Presidente do Conselho Técnico da Unimed Campo Grande.

Augustin Malzac

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ortopedista que se dedica às Doenças da Coluna Vertebral.  Supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.

Anelise de Souza Amaral

 

Formada em 2017 pela faculdade Uniderp, pós-graduada em Psiquiatria pelo instituto IBCMED/SP, pós-graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUC/RS. Atua na área de Saúde Mental da SESAU, completando 60 hrs ambulatoriais nos CAPS da Capital, e realiza 24 horas semanais na área de emergência no UPA Coronel Antonino e UPA Nova Bahia. Nos horários vagos, atende como Clínica Geral em consultório próprio, particular.

Nilce Lemos

Assessoria de Imprensa do Vereador