ícone whatsapp

Em Sessão presidida pelo vereador Ayrton Araújo nesta quarta-feira homenageia o povo paraguaio

28.11.2017 · 12:00 · Vereador Ayrton Araújo do PT

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta quarta-feira (29), às 19 horas, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio. A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução nº 1.251/17 e da Lei nº 5.629/15.

O vereador Ayrton Araujo tem a honra de homenagear diversas figuras que fazem parte da cultura paraguaia, entre eles Albino Romero, nascido no dia 20 de Março de 1951 na Cidade de Ponta Porã/MS Albino é casado com a  Sra. Carmen Tieko Massani Romero, com quem teve 03 filhos.

Na qualidade de Advogado Militante Especializado, Processualista Civil, Criminal e Trabalhista Patronal há mais de 38 anos em MS, sendo proprietário com sede própria da Banca de Advocacia na Cidade de  Campo Grande/MS, Rochedo/MS e Água Clara/MS, e como Administrador há mais de 38 anos, atualmente  licenciado tanto da Profissão de Contabilista, bem como também na qualidade de Administrador, Albino que é de família Paraguaia tem orgulho de trazer em sua história os costumes e tradições deste povo tão religioso e festeiro. Albino em toda sua vida soube guardar e conservar em seu lar a cultura Paraguaia, buscando fazer suas escolhas pautadas na fé e na alegria, tão fortes e presentes na vida de todo o Povo Paraguaio.

Outro homenageado pelo parlamentar é Alfredo Cabreira que foi Chefe de Cozinha, natural de Concepción-Py na década de 80 e 90 foi voluntário na organização de diversos eventos em prol da Casa Paraguaia hoje Associação Colônia Paraguaia entre eles a Barraca da entidade na Expogrande de 1980 juntamente com seu irmão e Fundador da ACP Raul Baungarten Cabreira. Trabalhou no Hotel Casino Amanbay em Pedro Juan Caballero. na década de 70, partir de 1999 trabalhou por 15 anos no Hotel das Acacias em SINOP- MT, retornando a Campo Grande onde se aposentou.

O simpático casal Jonas Ferreira e Grampolla Zaratin são casados há 10 anos, ambos apaixonados pela Dança Regional e pela Cultura Paraguaia. Ele e ela nasceram em Campo Grande, mas é descendente de Paraguaios, ele filho de Mãe Paraguaia, ela filha de Pai Paraguaio, Ele Professor de musica há 40 anos, com licença do Conselho Regional de Educação Fisica, ministra aulas de Dança para Melhor Idade, Crianças Especiais e Adolescentes em parceria com a Prefeitura Municipal e o Estado, além de estar a 09 anos na Colônia Paraguaia ministrando aulas, onde todos o conhecem por Professor Jonas. Ela já é Professora de Dança há 09 anos, presta serviços voluntários para a Prefeitura Municipal, ministrando aulas de dança para Melhor Idade, Crianças Especiais e Adolescentes, e com Professor Jonas seu esposo também ministra aulas de dança na Colônia Paraguaia.

Outra descendente paraguaia que será homenageada é Marina Maciel Messa de Souza Nasceu no dia 07 de Março de 1950 em Porto Murtinho, filha de Pai Brasileiro e Mãe Paraguaia, veio para Campo Grande logo após uma grande enchente que deu na sua cidade, que ficou tomada pela água… Casada há 35 anos com um Pernambucano, é mãe de 01 casal de filhos adotivos que hoje moram na Argentina, ama a cultura Paraguaia, ama dançar, em especial Galopeira e a Vida Campana, fala Casteliano, Guarani e Espanhol  herança do convívio com seus familiares de Pedro Juan.

O Advogado Silvio Cantero tem um histórico com muitas conquistas principalmente no campo político, nascido em Campo Grande/MS é filho de pais Paraguaios, Srº Mauricio Cantero e Sandra Maria Pavão, formado em Direito pela Fucmat, hoje UCDB no ano de 1984, foi funcionário do Tribunal de Justiça de MS junto ao Fórum da Capital na 10ª Vara Cível no período de 1983 a 1986. Foi funcionário público no Governo de Wilson Barbosa Martins no Fasul, na assessoria de Nely Martins, no período de 1986 a 1987, depois passou a trabalhar na Promosul como Assessor de Gabinete da 1ª Dama Nely Martins entre 1995 e 1998. Na 1ª Administração como Prefeito de André Puccinelli foi assessor da 1ª Dama Elizabeth Puccinelli, foi ainda Funcionário Público Municipal junto ao Cartório Eleitoral da 44ª Zona Eleitoral no ano de 2000, e então conheceu o Deputado Estadual Cabo Almi, de quem é Assessor Jurídico desde 2002. Movido pelo desejo de tornar a Cultura Paraguaia cada vez mais conhecida e fortalecida, Drº Silvio sempre esteve envolvido em atividades na Associação Colônia Paraguaia, onde foi Presidente no período de 2013 a 2016.

A solenidade será realizada no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, Bairro Jatiúka Park.

Gustavo Henrique

Assessoria de Imprensa do Vereador