ícone whatsapp

Em Sessão Comunitária, Vereadores colhem reivindicações de moradores da região Norte

15.05.2013 · 12:00 · Sessão Comunitária

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande colheram várias reivindicações durante a 3ª Sessão Comunitária desta Legislatura realizada nesta quarta-feira (15), que nesta ocasião foi levada à Escola Municipal “Nerone Maiolino”, reunindo moradores e estudantes da região Norte da cidade.
 
As reivindicações apresentadas beneficiam bairros como Nova Lima, José Tavares do Couto, Iguatemi, Silvestre I, II e III, Vida Nova I e II, Oscar Salazar, Mata do Jacinto e Coronel Antonino, entre outros.
 
O líder comunitário do Jardim Columbia e membro do Movimento Negro da Região Norte, Hugney da Silva Souza solicitou aos parlamentares a iluminação da academia ao ar livre do bairro Vida Nova, que está na escuridão, impedindo que os moradores se exercitem no período noturno, além da permanência dos policiais que fazem a segurança do bairro, os quais são trocados frequentemente. “Estamos abertos a trabalhar com vocês vereadores no intuito de ajudar Campo Grande. E quero pedir o apoio dos parlamentares porque os comandantes do pelotão do Nova Lima, que fazem policiamento comunitário, quando estão acertando as coisas, conseguindo a confiança de moradores e cidadãos, eles são mandados para outro lugar e tiram eles daqui, prejudicando a segurança do bairro”, afirmou.
 
Para José Geraldo Balejo, do Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Nova Lima e Região a segurança pública do bairro merece maior atenção do poder público, pois a densidade populacional aumentou e o número de policiais diminuiu. “Quando o Conselho de Segurança pública da região foi fundado em 2009, o efetivo do Pelotão era composto de 53 policiais, 4 viaturas, 4 rotas e 4 motos, mas hoje estamos apenas com 19 policiais, 1 viatura,  4 rotas e 2 motos. Peço o apoio dos vereadores, pois ao invés de melhorar o efetivo, ele piorou. Queríamos o apoio dos vereadores para valorização dos policiais. A base móvel do 9º batalhão sumiu daqui e agora está lá no Tiradentes. Foi fechado também o pelotão do bairro Campo Belo. O comércio da região está exposto aos vândalos e as instituições de ensino não tem mais policiamento escolar”, alegou.
 
Segundo Edmir “Jamaica”, liderança da área de esporte do bairro Vida Nova, a comunidade precisa de um campo de futebol para a prática de esportes, que pode ser construído na área ao lado do Centro Comunitário. “Precisamos de um campo de futebol para os bairros Vida Nova I e II, pois hoje temos que nos deslocar 10 km para conseguir um local para jogar”, relatou.
 
Já o presidente do Conjunto “José Tavares do Couto”, Evanildo da Silva solicitou aos vereadores a limpeza das ruas do bairro e a construção de uma escola municipal ou estadual na região, que possui um grande número de moradores. “Nossa região já comporta mais um escola, pois só o José Tavares tem 525 casas, o Oscar Salazar, tem mais de 300 casas, além dos bairros Iguatemi e Silvestre I, II e III que também serão beneficiados. Peço ajuda de todos os vereadores para que de maneira uniforme encaminhe algumas indicações para o nosso bairro”, disse.
 
A 1ª secretária do Conselho Regional do Prosa e vice-presidente do bairro Mata do Jacinto, Elza Matos, cobrou a pavimentação e drenagem de águas pluviais, na área compreendida entre as ruas Antonio Rahe, Alberto Araújo Arruda, Afropuga e Coronel Antonino, além da implantação de um semáforo no cruzamento das ruas Jamil Basmage e Alberto Araújo Arruda. “Desde 2009 o vereador Carlão fez uma emenda pedindo o asfalto, com drenagem da Mata do Jacinto, num pedaço do bairro que se encontra ilhado. Ficamos de receber, mas esse asfalto não aconteceu, estamos aguardando uma resposta ao requerimento do vereador para que seja construído esse asfalto ainda nesse mandato”, relatou Elza.
 
O presidente da Associação de Trabalhadores Rurais “São Luiz”/MS, Adão Soares do Amaral solicitou a instalação de academias ao ar livre no centro comunitário das Associações São Luiz e Universal e também a instalação de 20 luminárias  nas chácaras das referidas Associações.
 
O diretor adjunto da Escola “Nerone Maiolino”, Claudemir Carvalho explanou aos vereadores que a maior dificuldade enfrentada pela escola é quando os alunos se machucam, pois eles não podem ser atendidos no Posto de Saúde do bairro e precisam se deslocar para as unidades de saúde da Coronel Antonino ou Nova Lima. “Temos aqui 1460 alunos e quando algum aluno machuca e precisamos levar num posto, temos que chamar o responsável e levar no posto da Coronel Antonino ou Nova Lima, porque o posto aqui do bairro não atende os alunos da Escola, por causa de uma política do município”, disse o diretor, reivindicando ainda a colocação de telas na quadra de esportes de todas as escolas da cidade, que sofrem com a infestação de pombos.
 
“Não podemos eliminar esses pássaros, porque é crime e também não resolve o problema. Precisamos de telas para conter os pombos, mas não quero só aqui na nossa escola, isso tem que ser feito em todas as escolas de Campo Grande e por isso peço a ajuda dos vereadores”, revelou.
 
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar destacou a importância dessa proximidade com os cidadãos campo-grandenses, por meio das Sessões Comunitárias. “Esse é o objetivo que queremos: levar a Câmara aos bairros, levar Câmara para mais próximo da sociedade. Nos propusemos a isso, a nossa proposta é que a gente possa melhorar o nosso desempenho cada vez mais e atender os interesses da população, enquanto representantes do povo. Vamos analisar a possibilidade de fazer em outro horário, à noite, permitindo que mais pessoas participem, de modo a agregar mais valor a essa iniciativa. Aqui são 29 vereadores pensando em Campo Grande e tenho certeza que Campo Grand está ganhando com isso. Queremos fazer melhor a nossa representividade. Contem com a Câmara, com cada um dos vereadores que fazem parte dessa nova legislatura, dessa nova roupagem da Casa de Leis”, afirmou o chefe do Legislativo Municipal, que anunciou as próximas Sessões Comunitárias no bairro Moreninhas e Macaúbas.
 
A Sessão Comunitária contou ainda com a presença da diretora da Escola Municipal “Nerone Maiolino”, além dos vereadores Delei Pinheiro, Airton Saraiva, Edil Albuquerque, Paulo Siufi, Chiquinho Telles, Carla Stephanini, Flávio César, Engenheiro Edson, Ayrton de Araújo, Carlão, Juliana Zorzo, Cazuza, Chocolate, Luiza Ribeiro, Alceu Bueno, Coringa, Otávio Trad, Gilmar da Cruz, Zeca do PT, Alex, Eduardo Romero, Grazielle Machado e Paulo Pedra.
 
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal