ícone whatsapp

Em reunião com secretário, Delegado Wellington apresenta projeto de monitoramento em tempo real para a Capital

20.09.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Em reunião com o secretário de segurança pública municipal, Valério Azambuja, na quarta-feira (18), o vereador Delegado Wellington (PSDB), apresentou um projeto de monitoramento de segurança em tempo real e integrado para Campo Grande, com o intuito de agilizar as ações de prevenção e combate ao crime.

Aos moldes do programa “City Câmeras” instalado em São Paulo, o projeto apresentado pelo parlamentar reúne imagens de câmeras conectadas ao sistema e que poderão ser acessadas diretamente pelos distritos policiais, batalhões da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM), garantindo mais agilidade nas ações de prevenção e combate ao crime e contribuindo nas investigações. 

O modelo operacional do sistema permitirá a integração das imagens, que ficarão armazenadas em nuvem e são transmitidas para o Comando da GCM e Controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem nas ruas e avenidas da cidade.

Com o sistema, será possível monitorar o patrimônio público, escolas, hospitais, além de grandes vias de circulação de pessoas e automóveis, como pontes, passarelas e avenidas, por meio de câmeras externas de condomínios, fábricas e empresas. O monitoramento vai permitir ainda, mapear as maiores ocorrências em várias áreas, como o descarte irregular de resíduos, e aumentar o efetivo de segurança, eventos de competência municipal e vigilância nas unidades de saúde.

O principal objetivo de atual gestão é trabalhar de forma integrada e em parceria na prevenção de delitos e na segurança pública, sobretudo dificultando a prática do crime na cidade.

De acordo com o vereador o grande diferencial do programa é a participação da população e comerciantes. “Para formar a rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais dando maior abrangência”, explicou Delegado Wellington.

O projeto, ainda em fase de elaboração despertou interesse no secretário pelo seu grande potencial não somente para segurança pública, como para todas as áreas, como educação, trânsito, saúde entre outras.

Assessoria de Imprensa do Vereador