ícone whatsapp

Em reconhecimento a relevantes serviços prestados, Profissionais de Segurança Pública são homenageados em noite de solenidade.

05.09.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quarta – feira (04) os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, sessão solene de outorga da Medalha Legislativa Delegado de Polícia Civil “Pedro Antônio Pegolo”, em comemoração ao Dia do Agente de Segurança Pública em Campo Grande. A comenda é concedida a todos Agentes de Segurança Pública que tenham praticado atos de bravura ou prestado relevantes serviços à cidade de Campo Grande. 

Conforme a Resolução, considera-se Agente de Segurança todo profissional que atua na área de segurança pública, preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na defesa e proteção da vida e na defesa da sociedade campo-grandense, sendo Agentes Penitenciários, Policiais Militares, Bombeiros Militares, Guardas Municipais, Defesa Civil, Agentes de Trânsito, Policiais Civis, Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais

O vereador DrLoester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Fábio Peró Correa Paes. Ele foi aprovado no concurso para delegado de polícia no ano de 2006, sendo delegado na cidade de Paranhos no ano de 2006 a 2009. Em 2010 foi delegado de polícia na DERF (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) até o ano de 2014. Posteriormente, delegado de polícia do GARRAS (Delegacia Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros). Único delegado do Estado do MS com o Curso de Operações Táticas Especiais – COTE.

O Médico Parlamentar homenageou também Deladier Cardoso. O homenageado foi aprovado no concurso para agente penitenciário no ano de 2001. Exerceu as atividades de Chefias de Segurança, Disciplina e Vigilância nos seguintes Estabelecimentos Penais: Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande, Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas. Em 2014 foi Diretor Substituto da Penitenciária de Três Lagoas. Integrou o Setor de Operações da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário e atualmente é Diretor do Presídio de Trânsito.

E Valdimir Ayala Castro, formado em Pedagogia, Pós Graduado em Tratamento Penal e Administração Penitenciaria. Iniciou sua carreira como Agente Penitenciário, ocupou cargo de direção do Instituto Penal de Campo Grande – IPCG, foi Chefe de Divisão dos Estabelecimentos Penais, Chefe de Divisão de Ação de Segurança e Custódia. Atualmente é o Chefe de Gabinete da Agepen MS.

Homenageou também Fábio Anderson Ribeiro Sampaio. Aprovado no concurso para Delegado de Polícia no ano de 2000, exerceu suas atividades na DEFURV, DEDFAZ, DEAIJ, DEPCA, DEPAC, Primeira Delegacia de Polícia, Segunda Delegacia de Polícia e Terceira Delegacia de Polícia. Atuou em grandes casos de repercussão estadual e nacional tendo grande experiência na elucidação de vários tipos de crimes, principalmente em roubos, estupros e homicídios. Atualmente está lotado na Delegacia Especializada de Polinter.A medalha foi criada no âmbito do Legislativo Municipal por meio da Resolução n° 1.263/18,

Medalha Delegado de Polícia Civil Pedro Antônio Pegolo

Foi o primeiro Coordenador da Guarda Municipal de Campo Grande, de 2006 a 2008, com a implantação da Instituição e regulamentação da profissão. Nasceu em Votuporanga (SP), cursou Bacharelado em Direito na Faculdade de São Bernardo do Campo (SP) e Pós-Graduação em Direito Municipal na Uniderp.

Atuou como Delegado de Polícia na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul no ano de 1984 a 1997, Delegado de Polícia Regional de Aquidauana, Corregedor Geral do Detran/MS, Diretor do Departamento de Polícia do Interior e Diretor Geral de Polícia Civil do Estado, permanecendo no cargo por 04 anos. 

Assessoria de Imprensa do Vereador
Andrea Barros