ícone whatsapp

Em parceria com Ministério Público de Contas, Câmara promove capacitação de conselheiros

04.12.2014 · 12:00 · Convênio

A Câmara Municipal de Campo Grande em parceria com o Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul realiza no próximo dia 13 de dezembro (sábado) o lançamento do Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais.

 

A iniciativa faz parte do Projeto Ciclo do Conhecimento, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande.

 

O objetivo do Curso de Capacitação é promover a formação dos conselheiros municipais com ênfase na fiscalização da administração pública e será destinado aos conselheiros de todas as áreas, como saúde, educação, etc.

 

Em reunião com o presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar na tarde desta quinta-feira (4), o procurador geral de Contas, José Aêdo Camilo destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos conselheiros municipais. “O melhor fiscal da coisa pública é a sociedade civil, principalmente os conselheiros municipais, que estão lá na ponta, junto com a população. O prefeito tem que ouvir e respeitar os conselhos municipais. Deixa a gente animado ver esse interesse dos conselheiros em se aperfeiçoarem”, afirmou.

 

Segundo Mario Cesar, “a gente precisa do controle social e através das sessões comunitárias temos despertado esse interesse nos conselheiros, motivando-os a falar, a reivindicar. Criamos na Casa de Leis uma sala só para atender os conselheiros, com computador para eles fazerem seus ofícios e indicações. Coloquei a Câmara à disposição dos conselheiros. Nosso objetivo é levar essa iniciativa dos cursos também para as Câmaras do interior do Estado, fazendo com que os demais legislativos também tenham acesso a essa capacitação”, revelou.

 

O diretor da Escola do Legislativo, Marcos Mattioli salientou também que a intenção é abrir futuramente cursos de especialização para conselheiros de cada setor, com curso específicos nas áreas de saúde, educação, segurança. “Faremos o lançamento num sábado de manhã para que os conselheiros possam participar e já abriremos matrícula para 80 vagas. Se tivermos mais interessados abriremos fila de espera e faremos novas turmas no decorrer de 2015”, disse.

 

Inicialmente serão abertas 80 vagas para a formação de duas turmas com 40 alunos cada, com início previsto para março de 2015. O curso terá uma duração média de dois meses.

 

A reunião contou com a participação de Reinaldo Guimarães de Campos, diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul.

 

A realização do curso de capacitação de conselheiros municipais é a primeira ação desenvolvida em conjunto pela Câmara Municipal de Campo Grande e o Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul, que firmaram um Termo de Cooperação Mútua Institucional.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal