ícone whatsapp

Em noite de celebração, Enfermeira Cida homenageia mulheres que prestam serviços relevantes à sociedade

14.03.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A noite da quarta-feira (13) foi de celebração na Câmara Municipal de Campo Grande. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, foi realizada a Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13. A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) é proponente da sessão que homenageia mulheres, que prestam serviços relevantes à sociedade.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja Roca, falou em nome das homenageadas. “Quando falamos de políticas públicas para as  mulheres, falamos de ocupação de espaço e poder de decisão. Que nós, hoje, representar todas as mulheres campo-grandenses. Que tenhamos reconhecimento e consciência da importância dessa homenagem. Que sejamos muitas, reconhecidas e valorizadas, e que tenhamos mais mulheres na política para as mulheres” disse.  

A vereadora Enfermeira Cida Amaral também discursou, e relembrou da conquista pelo voto feminino. “temos nossas singularidades e precisamos transitar pelos espaços do poder. Não podemos ficar às margens, nossos lugares também são os postos de destaque. Mesmo sendo a metade da população, estamos às margens das conquistas sociais. Precisamos lembrar que num passado próximo não podíamos votar, nem sermos votada. Hoje, somos cidadãs que podem falar, mesmo quando não querem ou não acham conveniente nos ouvir. Quero conclamar a todas para vivermos a sororidade, para refletirmos e reconhecermos que, se hoje podemos votar e sermos votadas, foi fruto de muita luta e conquista por parte dos movimentos de defesa e igualdade de direitos entre homens e mulheres” declarou a parlamentar.

Homenageadas:

Vilma Barros é graduada em Letras, pela Faculdade Paulista de Letras, veio para Campo Grande em 1968, fundou a Escola Cultura Inglesa em 1974, iniciando com 50 alunos, atualmente com um número muito maior de alunos, continua oferecendo a mesma qualidade. Preparou sua sucessora, orientando sempre para a valorização da qualidade do aprendizado.

Luciana Azambuja Roca, advogada cível com ênfase em direito das famílias, atuou como Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS; Secretária-Geral do IBDFAM/MS; Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres e atualmente exerce o cargo de Subsecretária Especial de Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenando as políticas públicas para mulheres, igualdade racial, juventude, indígenas e LGBT.

Homenageadas pela Casa:

Iara Bueno Dias, é Jornalista, mãe de dois filhos. Formou-se pela Puc de Campinas, onde trabalhou na Folha de São Paulo e na Rede Anhanguera de Comunicação. Veio para Campo Grande, e com o marido, fundou a Bueno Dias Comunicação. Em 2007 começou a apresentar o programa Shopping da Cidade, na Band, onde já fez mais de mil propagandas.

Paulina Garcia Góes, Artesã desde 1986, com Projetos para pessoas de baixa renda, formando pessoas que hoje sobrevivem da renda do mosaico. Tem trabalhos reconhecidos nacional e Internacionalmente, em países como: China, Japão,  Canadá, Austrália,  Coréia  e Estados Unidos.

Maria Christina Gomes de Oliveira, graduada em Administração de Empresas, mãe, avó. Trabalha há 15 anos na Sirpha Lar do Idoso. Atua como presidente do Conselho Municipal do Idoso e Conselho Estadual da Assistência Social, onde busca zelar pelo conforto e cuidado com o outro.

Carolina Spinola Alves Corrêa, graduada em Jornalismo, licenciada em pedagogia, mãe de 03 filhos, sendo 02 Autistas, Fundadora e Presidente da  Associação Nacional PRO D TEA – Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. E luta pela efetivação das políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Assessoria de Imprensa da Vereadora