ícone whatsapp

Em mutirão contra a dengue, vereadores recolhem 300 quilos de resíduos no bairro Nova Lima

05.02.2013 · 12:00 · Câmara Participativa

 

 

Durante toda a manhã desta terça-feira (5), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande percorreram diversas ruas do bairro Nova Lima, realizando mais um mutirão de combate à dengue, dentro do Projeto “Câmara Ativa – Todos juntos por você”. A escolha aconteceu com a ajuda de dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

 

O bairro localizado na região norte de Campo Grande e com maior densidade demográfica da cidade recebeu a visita de centenas de pessoas, entre vereadores e assessores, que foram de casa em casa recolhendo sacos plásticos, latas, garrafas, pacotes, pneus e outros objetos que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, eles foram de casa em casa dando orientações sobre como prevenir a doença, entregando um folder informativo sobre o assunto.

 

No local foram recolhidos 300 quilos de resíduos sólidos, que foram encaminhados para o reciclador autônomo Emílio Pires Barbosa, morador do bairro Nova Lima, que vai separar e encaminhar os materiais para reciclagem.

 

De acordo com o vice-presidente Flávio César (PTdoB), as ações têm sido muito positivas e os moradores estão muito receptivos com o mutirão realizado pelos parlamentares. “Estamos orientando um número significativo de moradores. A Câmara tem feito a sua parte para ajudar no combate à dengue e nada melhor do que ir às ruas para colaborar com a limpeza de nossa cidade. Temos que juntos reforçar os cuidados para acabarmos com os crescentes casos de dengue”, revelou Flávio.

 

A moradora Nadir Gomes, que reside no bairro Nova Lima desde 1998, apóia a iniciativa dos vereadores e parabeniza a ação, mas alerta que é preciso aumentar a borrifação do “fumacê”. “Somente limpar os quintais não adianta, precisamos que o fumacê passe mais vezes aqui, pois só ele mata realmente o mosquito”, afirmou a moradora da Rua Alberto da Veiga.

 

Para o vereador Chiquinho Telles, o grande problema são os terrenos baldios, que são abandonados pelos proprietários e se transformam em local propício para o acúmulo de entulho e lixo. “A solução seria a Prefeitura limpar o terreno, para garantir a saúde de nosso munícipes e depois cobrar isso no IPTU do imóvel, embutindo o valor da limpeza no imposto. Assim, nenhum morador deixaria de pagar pelo serviço e a Prefeitura não teria nenhuma prejuízo. Ouvi essa ideia de um líder do bairro Canguru e achei uma ótima alternativa para o problema”, alegou.

 

O vereador Coringa (PSD) observa que está havendo uma mudança no comportamento da população, principalmente após tantas campanhas de conscientização sobre os riscos da dengue. Durante a ação no bairro Nova Lima, o vereador destacou que está estudando a possibilidade de criar um Projeto dando maiores poderes aos agentes de saúde. “Hoje os agentes de saúde não possuem nenhum poder repressivo, eles apenas orientam e a população não se intimida com isso. É necessário que os agentes possam aplicar multas aos moradores que não cuidam de suas casas, pois isso é um problema de saúde pública. Pois quem faz essa fiscalização e aplica sanções é a Prefeitura, mas eles não possuem pessoal suficiente para isso. Já os agentes de saúde cobrem todos os bairros e conhecem a realidade de cada região”, disse Coringa.

 

Segundo o vereador Delei Pinheiro, a dengue ainda é uma questão de levar conhecimento a população. “Nessas ações pude perceber que em cada 10 casas, 7 ou 8 moradores são conscientes e cuidam de seus quintais, mais outros 2 ou 3 não estão nem aí e acabam prejudicando a saúde de toda a cidade, ficando na impunidade. Muitos moradores sabem sobre a dengue, conhecem as formas de prevenção, mas tinham lixo no quintal e não percebiam que aquele lixo poderia proliferar a dengue”, afirmou.

 

O vereador Carlão, que mora no bairro Nova Lima e é uma liderança da região, parabenizou a iniciativa do presidente Mario César e destacou a importância de levar os vereadores para conhecer de perto a realidade dos bairros mais afastados. “O Nova Lima é uma região muito carente, que carece de infraestrutura. Como vereador consegui benfeitorias importantes, como Ceinfs e postos de saúde, mas o asfalto que é um sonho de todos eu não consegui. Agora, com a visita de todos os vereadores, podemos nos unir e fazer coro para que a Prefeitura contemple essa região tão importante de Campo Grande”, alegou.

 

Por onde a vereadora Carla Stephanini caminhou orientando os moradores e colhendo resíduos, ela pode notar que o grande problema era a limpeza das vias públicas e doa terrenos baldios. “Na verdade, os moradores limpam o quintal e mantém a sua residência livre dos focos de dengue, mas a grande vilã é a limpeza externa, pois a parte interna das casas está muito limpa”, revelou a parlamentar.

 

O morador Carlos Gilberto Alves também reforça que o problema não é a limpeza dos quintais. “Eu e todos os meus vizinhos mantemos os quintais limpos, mas o Poder Público precisa zelar pela limpeza das ruas e dos terrenos abandonados. Sempre viajo para a Bolívia e para o Paraguai, que são países menos desenvolvidos que o Brasil e lá não vejo tanta sujeira pelas ruas”, alegou.

 

A vereadora Luiza Ribeiro revela que a iniciativa do presidente Mario César é muito positiva e está sendo muito bem aceita pelos moradores. “É claro que conscientizar leva tempo, mas já vemos algumas mudanças nos hábitos da população, numa clara demonstração do envolvimento da cidade no combate à dengue”, avaliou Luiza.

 

O vereador Alceu Bueno destacou o comprometimento dos comerciantes da região, que também recepcionaram os parlamentares e se colocaram a disposição para ajudar no combate à doença. “Muitos comerciantes pediram panfletos e disseram que vão ajudar na divulgação. Muitos, inclusive, relataram que conhecem ou já tiveram alguém da família infectado com a dengue”, disse.

 

O mutirão de limpeza promovido pelos parlamentares abrangeu o quadrilátero das ruas Haroldo Pereira, Nefe Pael, Júlio Prestes e Jorge Mascarenhas.

 

Até agora os vereadores já percorrem quatro bairros de Campo Grande. A primeira ação foi realizada no bairro Noroeste, onde os parlamentares recolheram cerca de uma tonelada de resíduos sólidos, que foi posteriormente encaminhada para a reciclagem. Na segunda ação, no bairro Jardim Tijuca foram recolhidos 300 quilos de lixo. Na terceira edição, no bairro Tiradentes foram recolhidos 400 quilos de materiais que foram encaminhados para uma cooperativa do bairro Coophavila para serem encaminhados para reciclagem.

 

A próxima ação será realizada na quinta-feira (7 de fevereiro), a partir das 8 horas, no bairro Los Angeles. O ponto de encontro será na Rua Lauro Muller, esquina com a Rua Ciro Azevedo.

 

Serviço – A campanha tem apoio institucional do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado de Mato Grosso do Sul), que colocará à disposição os postos de combustíveis de Campo Grande para serem pontos de coleta de pneus usados – que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal