ícone whatsapp

Em live, Comissão comenta possível lockdown e atualiza números da Covid-19 em Campo Grande

05.08.2020 · 12:00 · Comissões

A Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (5), mais uma live para atualizar os números da Covid-19 em Campo Grande e falar sobre o pedido de lockdown feito pela Defensoria Pública à Justiça.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Capital tem 11.351 casos confirmados e 153 óbitos. Dos casos confirmados, 293 estão internados, 1.493 em isolamento domiciliar e 9.412 já estão recuperados.

“Hoje, vivemos um dos momentos mais difíceis da epidemia em nossa cidade. Se houver a determinação da Prefeitura em abrir leitos para que haja esse amortecimento, não há problema algum de mantermos medidas de biossegurança e continuarmos nossa mobilidade”, avaliou o vereador Dr. Lívio, presidente da Comissão.

Conforme o parlamentar, Campo Grande está com cerca de 95% dos leitos ocupados. “Se não houver prazos, medidas restritivas terão que acontecer. Não há necessidade de fechar tudo, mas é preciso agilidade para ampliação de leitos”, continuou.

O vereador também se colocou contra a possibilidade de o Poder Judiciário determinar o lockdown na cidade. “Lamentável que o Judiciário tenha que tomar a frente em ações do Executivo. O gestor tem que se pautar pelos dados técnicos que têm. Não concordamos com o Judiciário tomar uma medida dessas, pois fere a autonomia do Executivo. Hoje, você tem medidas restritivas que não envolvem um lockdown”, finalizou.

Para o vereador Eduardo Romero, mediador do debate, cabe não apenas ao poder público tentar combater o avanço do novo Coronavírus, mas, também, à população. 

“As medidas precisam ser divididas entre todos nós. Algumas, são responsabilidade do poder público, e há aquelas de cada indivíduo. Cada um fazendo sua parte, se cuidando, para evitar que seja uma vítima da Covid. Precisamos nos cuidar. Sempre lavar as mãos, usar álcool em gel. Manter distanciamento social e, se precisar sair, usar máscaras”, alertou.

Cartilha – Desde o início da pandemia, a Câmara Municipal se ajustou e criou mecanismos para que os vereadores continuem atuantes, dentro de um novo cenário de trabalho. 

Na live, o vereador anunciou o lançamento de uma cartilha (CONFIRA AQUI), em formato digital, para oferecer informações a respeito da Covid-19. O manual oferece um leque de informações úteis que podem ajudar neste momento.

Funcionamento – As aulas presencias seguem suspensas nas escolas até dia 7 de setembro, conforme decreto publicado pela Prefeitura e pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Além disso, novo decreto estabeleceu medidas novas de funcionamento na cidade, que valem do dia 1º até 16 de agosto.

As atividades do varejo em geral podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos das 9h às 16h. Shoppings podem funcionar, todos os dias, das 11h às 20h. 

Os estabelecimentos prestadores de atividades físicas e profissionais autônomos que exercem atividades privativas de profissional de educação física, podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados das 5h às 16h. 

Já os salões de beleza podem funcionar, de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h30, e aos sábados das 9h às 18h. Os restaurantes podem funcionar todos os dias, das 5h às 21h. 

No mesmo período, ficou estabelecido que o toque de recolher se inicia às 21h e vai até às 5h do dia seguinte. Os serviços de delivery podem funcionar após o toque de recolher, assim como as farmácias e serviços de saúde.

#PraCegoVer: Fotografia do vereador Eduardo Romero, do lado esquerdo, vestindo camisa e máscara branca, ladeado do vereador Dr. Lívio, que veste uma camisa azul com listras brancas, e máscara azul. Ao fundo, as bandeiras de Campo Grande, do estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Fim da descrição

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal