ícone whatsapp

Em live com Professor Riverton, ministra Tereza Cristina destaca desafios e projetos para desenvolvimento da Agricultura Familiar

29.03.2021 · 12:00 · Vereador Professor Riverton

As perspectivas de melhorias para a agricultura familiar foram pauta de uma live conduzida pelo vereador Professor Riverton (DEM) e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

O Bate-Papo de Gigantes, cujo tema foi “A Importância da Agricultura Familiar para MS”, ocorreu neste sábado (27) e conta com cerca de 10 mil visualizações.

De acordo com a ministra, cerca de 4 milhões de propriedades rurais no Brasil se enquadram na modalidade da agricultura familiar, responsável pela produção de importantes culturas e de grande porcentagem do alimento que chega à mesa dos brasileiros.

“Muitas pessoas acreditam que nosso Estado tem apenas grandes produtores, mas Mato Grosso do Sul tem significativa porcentagem de produtores familiares, com até um módulo. São pessoas que em sua maioria, atuam entre 10 e 20 hectares e são responsáveis pela fruticultura, horticultura, soja e produção de leite e queijo, entre outros. Eles estão distribuídos desde assentamentos, até pequenas e médias propriedades”, destaca a ministra.

O vereador Professor Riverton também questionou a atenção à educação no campo e a importância de investimentos na área. Segundo Tereza Cristina, o Estado conta com um dos maiores índices de população escolarizada no campo e que novos projetos para incentivar a Educação Técnica estão em andamento.

“Em conversa com o ministro da Educação, estamos com novas propostas. Criamos o programa Agro Residência, onde ocorre a contratação de alunos de cursos técnicos e das áreas da agricultura e pecuária para realização de assistência técnica nas propriedades rurais do País. A pandemia dificultou e atrasou muitas ações, mas confiamos retomar em breve”, assegurou Tereza Cristina.

A ministra explicou ainda sobre os maiores desafios do setor e que há projetos em andamento para fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar.

“O nosso grande desafio é levar crédito para que estes produtores possam tomar recursos para produzir. Também a questão da assistência técnica, que é um dos maiores gargalos do segmento. Após isso, vem a comercialização, visando reduzir intermediários e aumentar o alcance destes produtores. Acreditamos que, levando assistência e crédito acessível, por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Cultura), teremos uma trajetória de muito sucesso”, finaliza.

O vereador Professor Riverton avaliou a interação como algo muito positivo, pois, em um momento como o atual, onde praticamente todos os setores estão prejudicados pela pandemia de Covid-19, o setor produtivo merece atenção.

“Nossa ministra, que é sul-mato-grossense sempre se mostrou muito solícita e precisamos voltar aos olhos aqueles que precisam de atenção e por muitas vezes, tem pouco acesso. Esta live foi o início de uma conversa promissora para fomentar o setor e em breve, realizaremos outras iniciativas semelhantes, que visam o suporte e bem-estar de toda a população. Iniciamos com o agronegócio, focando os produtores familiares, mas a Educação e outros segmentos também receberão atenção”, finaliza.

A live está disponível no Facebook do vereador.

Saiba mais – Para acompanhar o trabalho do vereador Professor Riverton acesse suas páginas nas redes sociais. Instagram @professorriverton e Facebook/ProfessorRiverton.

 

Elci Holsback – Assessoria de Imprensa do vereador