ícone whatsapp

Em lançamento de campanha contra queimadas, Vereador Dr. Cury destaca a preocupação com a saúde da população

03.06.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

A campanha Agosto Alaranjado iniciou nesta segunda-feira (03/06), na Câmara Municipal de Campo Grande, com o tema ‘Onde tem queimada, não tem saúde’. Vereador e Médico, Dr. Cury destacou a preocupação com a saúde da população devido aos altos índices de queimadas.

O objetivo da campanha é promover a discussão e desenvolver ações junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate aos incêndios no município.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em 2018, foram combatidos mais de 2.300 focos de incêndio em vegetação (zona rural e zona urbana) em Campo Grande. Esse número equivale a um aumento de quase 20% nos focos de incêndios em comparação ao ano de 2017.

Dr. Cury realçou o cuidado com a saúde da população Campo-grandense que tem sido atingida de forma extremamente grave. “Lamentavelmente, as maiores vítimas das queimadas são as crianças, idosos e pessoas que já têm alguma enfermidade. Ambas prejudicadas por problemas comportamentais e educacionais de alguns indivíduos”, disse o parlamentar.

Em janeiro de 2019 foram notificadas 542 ocorrências de queimadas em Mato Grosso do Sul, uma grande diferença em relação ao mesmo mês do ano anterior, que obteve apenas 47 ocorrências.

De acordo com o Comandante Metropolitano de Bombeiros, Coronel Fraiha, o trabalho de prevenção, como a da campanha, evita a bola de neve na saúde da Capital. “O vereador Dr. Cury falou muito bem sobre como as queimadas causam transtornos de saúde. Precisamos mudar o comportamento e pensamento dos cidadãos, temos que trabalhar no meio comum”, afirmou.

No ano passado, Campo Grande atendeu quase 60.000 ocorrências médicas decorrentes de problemas respiratórios. Esse número equivale a mais de 160 casos atendidos por dia somente na rede pública de saúde.

Os problemas respiratórios mais frequentes decorrentes das queimadas são as infecções das vias aéreas superiores, bronquites e asmas.

 

Para denunciar casos de queimadas a população pode discar 156, na Central de Atendimento ao Cidadão ou 193 Corpo de Bombeiros. 

Assessoria de Imprensa do Vereador