ícone whatsapp

Em iniciativa inédita, Câmara abre 1° Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais

27.03.2015 · 12:00 · Eventos

Numa iniciativa inédita, foi aberto nesta sexta-feira (27) o Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais promovido pela Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da Escola do Legislativo Municipal, com objetivo de aprimorar o desempenho e conhecimento dos conselheiros municipais, além de fortalecer os canais efetivos de participação da sociedade nos trabalhos da Casa de Leis.
 
A abertura aconteceu no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, e contou com uma palestra do coordenador do curso, o professor José Estevão Moraes Palma, mestre em Administração Empresarial e especialista em Gestão Pública pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
 
De acordo com o coordenador do curso, José Estevão, “os conselheiros são a voz da população e têm a função de traduzir o interesse da população. Esse curso os ajudará a ter um melhor desempenho na função que exercem, promovendo o desenvolvimento pessoal. Assim podemos buscar uma melhor sinergia dos conselheiros com o serviço público”, afirmou.
 
Conforme o vereador Chiquinho Telles, que presidiu a solenidade de abertura, “é uma satisfação imensa estar aqui. Fui presidente de bairro na Moreninha III por dois mandatos e o presidente Mario Cesar fez um diferencial, ele abriu uma sala para receber os conselheiros, com computador, ar condicionado. Nunca foi feito isso em lugar nenhum. O Mario deu esse espaço para os conselheiros. E agora esse curso de capacitação”, disse.
 
Segundo o vereador Carlão, “nós do movimento comunitário temos 30 anos de vivência e hoje vivemos um momento ímpar na questão dos conselhos regionais. Campo Grande tem demonstrado que o nosso movimento comunitário está organizado e capacitado, porque para fiscalizar as ações do Poder Público tem que estar preparado. A comunidade organizada só tem a ganhar. Vocês estão de parabéns em vir se aprimorar e aprender”, afirmou.
 
Para o conselheiro Regional do Centro, João Eulógio Barbosa de Matos, “essa é uma data muito importante. Vai ser uma experiência ímpar, vamos poder entender como funciona todo sistema, de contas, licitação, entender todo o processo. Desejo a todos muito sucesso nesse curso. Boa aprendizagem a todos. Não faltem, para não interromper parte do conhecimento que é importante para a vida de cada um”, enfatizou.
 
O procurador do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul, José Ido Camilo destacou que o curso é “mais uma forma de entrelaçamento entre membros dos conselhos que militam a fiscalizar a coisa pública e não tem a sua importância destacada. Os conselhos são instituições de importância ímpar no exercício do controle social da coisa pública. É o conselho que vive o dia a dia do seu bairro, da sua região, que sabe das deficiências. Por isso resolvemos trazer em caráter experimental esse ciclo de palestras, os senhores merecem o carinho do Ministério Público e da Câmara Municipal. Vocês não são remunerados, vocês exercem um serviço por amor à coisa pública”, ressaltou.
 
O curso é promovido em parceria com o MPC (Ministério Público de Contas) e Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), através do Caoc (Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados).
 
O curso será ministrado em oito módulos, sempre às sextas-feiras das 18h15 às 22h15 e aos sábados das 8h15 às 12h15, no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande/UNAES – Bloco C – 3° andar – sala 309.
 
Confira o cronograma do Curso:
 
27/03
Módulo I – Territórios e seus Elementos de Identidade
 
28/03
Módulo II – Territórios e seus Elementos de Identidade
 
10 e 11/04
Módulo III – Desenvolvimento das Competências Pessoais e Interpessoais
Módulo IV – A Globalização e os Desafios do Serviço Público
 
17 e 18/04
Módulo V – A Globalização e os Desafios do Serviço Público
Módulo VI – Princípios para o Desenvolvimento Regional e Auto-Sustentável
 
24 e 25/04
Módulo VII – Desenvolvimento das Competências Pessoais e Interpessoais
 
08 e 09/05
Módulo VIII – Controle Social das Políticas Públicas
 
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal