ícone whatsapp

Em entrevista, Dr. Lívio defende tratamento humanizado para moradores de rua.Tema será discutido em audiência pública na Câmara

12.03.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

“Esse tipo de discussão precisa começar a acontecer. O problema da situação de quem vive, ou melhor, sobrevive, nas ruas, é de todos nós. É uma questão de humanidade”, disse o vereador Dr. Lívio (PSDB) em entrevista às acadêmicas de jornalismo Ketlen Gomes e Lua Santos para o ciberjornal laboratório primeiranoticia.ufms.br, do curso de jornalismo da UFMS.

O tema será tratado em audiência pública, no próximo dia 15 de março, proposta pelo vereador Dr. Lívio, e contará com a presença de representantes do judiciário, executivo e legislativo. Também foram convidadas representatividades da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Ordem dos Advogados do Brasil/Mato Grosso do Sul, do Conselho de Segurança da Área Central, da Polícia Militar, da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, entre outras que possam sugerir ações para melhorias efetivas.

A proposta, segundo Dr. Lívio, é traçar estratégias humanizadas de políticas públicas. “Nós temos hoje o trabalho feito pela Clínica da Alma, por exemplo, em que a pessoa que está na rua, muitas vezes sob o efeito de drogas, é convidada ao tratamento, sem medicação, mas que não é reconhecido pelo Ministério Público, pois alegam que o local não tem estrutura. Então é melhor deixá-las na rua?”, indagou o vereador ao afirmar que é preciso mais flexibilidade e que a Clínica, já visitada por ele, tem condições de ajudar na recuperação dessas pessoas, com acolhimento humanizado, espiritualidade, fornecimento de um teto para se abrigarem  e dormirem, com comida e trabalho.

Internação Compulsória

Questionado sobre a internação compulsória, Dr. Lívio defendeu cautela e ressaltou que “não existe base jurídica para isso”. Segundo ele, é preciso dar oportunidade de reabilitação para quem está nessa condição, seja medicamentosa, seja por meio de práticas integrativas ou por meio da religião. “Quando a pessoa começa a ganhar lucidez, ela reconhece o benefício daquilo que está acontecendo com ela”, disse o vereador que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande. 

Audiência Pública

A Audiência Pública “Construção de Políticas Públicas para o Tratamento Humanizado dos Dependentes Químicos e Moradores de Rua” será realizada no dia 15 de março, às 9 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.  “Queremos que as pessoas entendam que é necessário unir forças e não polemizar em torno de aspectos como internação compulsória, pois isso requer respaldo jurídico. A condição do ser humano que, por conta da dependência química, se encontra vagando pelas ruas, tem de ser vista de uma forma mais humanizada, sem pré-conceitos, e exigindo dos órgãos competentes estrutura para acolhimento e tratamento”, enfatizou Dr. Lívio.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador