ícone whatsapp

Em defesa do bem-estar animal, vereador Tiago Vargas (PSD) protocola dois Projetos de Lei

19.05.2021 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

Lutar pela causa animal é uma das atenções que o vereador Tiago Vargas propõe em seu mandato. Propor ações que cuidam e protegem os animais estão nos dois Projetos de Lei (PL) do parlamentar que sugeriu à Casa de Leis, sendo eles a criação do “Programa Bem-Estar Animal na Escola”, da Rede Municipal de Ensino e o “Programa de Contribuição Voluntária para o Fundo Municipal do Bem-Estar Animal”, o FUMBEA.

O primeiro PL institui a inserção do programa como atividade extracurricular ou na forma transversal de modo a estabelecer a relação entre o bem-estar animal e as diversas áreas do conhecimento. Além disso, visa estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática dos animais e ainda incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, focando sempre na proteção e na defesa dos animais.

“Por meio deste Programa Bem-Estar Animal na Escola, quero que os nossos estudantes se conscientizem, desde cedo, sobre a importância que os animais têm perante a sociedade. Propor um projeto dessa magnitude estaremos prevenindo situações de maus-tratos, abandono e abuso animal”, explica o vereador.

 Já a segunda proposição, visa realizar a contribuição voluntária do bem-estar animal do município, com o intuito de financiar ações voltadas à proteção de animais. O programa será voluntário e opcional para os munícipes que poderão fazer a contribuição por meio de boleto bancário específico. Com os recursos arrecadados, será possível realizar toda e qualquer ação que envolve o bem-estar animal na cidade de Campo Grande, além de colaborar para uma política pública eficaz de controle de natalidade animal.

“Devemos nos preocupar com o atendimento à saúde animal, pois a falta de cuidado pode gerar uma série de transtornos, exemplo disso, é o aparecimento de epidemias de doenças e pragas, tanto aos animais quanto à própria população”, destaca.

Ambos os projetos agregam a luta pela promoção do bem-estar animal que, há anos, vem sendo discutida. Refletir sobre uma solução para os animais é pensar em políticas públicas de controle animal, refletindo, positivamente, na saúde da população humana.

Fique por dentro das novidades do vereador acessando as redes sociais:

Instagram: @tiagovargasms

Facebook: Tiago Vargas

Twitter: tiagovargasms

 

Thalita Vieira

Assessoria de Imprensa do Vereador