ícone whatsapp

Em Comunitária, mau cheiro é principal reclamação dos moradores do Parque do Lageado

09.04.2014 · 12:00 · Sessão Comunitária

O mau cheiro que paira sobre a região sul de Campo Grande, causado pelo lixão e pela estação de tratamento de esgoto foi a principal reclamação dos moradores do Parque do Lageado, durante a 8ª Sessão Comunitária, realizada na manhã desta quarta-feira (9), na quadra de esportes da Escola Estadual “Thereza Noronha de Carvalho”.

 

A conselheira de saúde e segurança pública do Bairro Parque do Lageado, Vera Lúcia Rosa Marques apresentou uma série de pedidos para a região, que carece de serviços públicos básicos, como asfalto, segurança, lazer, esgoto e saúde. “Precisamos muito de um Posto de Saúde 24 horas, que poderia ser construído numa área verde do bairro Colorado. Peço também que o poder público possa dar casas para as 900 famílias que estão assentadas atrás do Conjunto José Teruel Filho, em frente ao lixão. Precisamos que seja ampliado o campo de futebol do Parque do Lageado, com colocação de grama, construção de pista de caminhada, academia ao ar livre e um Centro Comunitário junto, além de vestiário com banheiro. Peço também a regularização da feira da Rua João Selingard com a Rua Francisca Gonçalves de Figueiredo, além de sinalização vertical e horizontal, com semáforo na rua Evelina Selingard, com a Rua Nhanhá Filho, ao lado do Posto de Saúde”, solicitou.

 

De acordo com Joelina Nuves Chimendes, presidente do Clube de Mães do Bairro Vespasiano Martins, a região precisa muito do asfaltamento das ruas, pois os moradores sofrem com a poeira e a lama. “Estamos até hoje aguardando o asfalto no Vespasiano Martins. Precisamos que sejam trocadas as lâmpadas das luminárias, a cobertura dos pontos de ônibus e a construção de um PSF no nosso Bairro. Quero pedir também mais atenção à saúde. Hoje demora mais de um ano para marcar um exame pela Central de Regulação”, afirmou.

 

O presidente do Conselho Regional do Anhanduizinho, José Arantes protestou contra a construção de mais dois presídios na região, cuja obra já teria sido autorizada pelo Governo do Estado. “Já temos dois presídios aqui, um federal e o semi-aberto. Quero saber como está o andamento da Lei Complementar apresentada pelo vereador Edil que proíbe a construção de presídios dentro do perímetro urbano, tendo que estar a pelo menos 30 km de distância. Precisamos que esse Projeto seja aprovado, porque já sofremos aqui”, clamou.

 

Segundo Celso Luiz de Paulo, presidente do Bairro Parque do Lageado, “a nossa região fede, principalmente a tarde, a partir das 17 horas. Temos aqui dois presídios, o lixão e uma estação de tratamento de esgoto. Aqui não temos policiamento. Não tem PSF 24 horas. Vão construir mais uma UBSF no nosso bairro, mas não adianta, precisamos de um Posto 24 horas. Essa é uma região discriminada. Nós aqui do Lageado, Dom Antônio e Parque do ficamos aqui esquecidos”, lamentou.

 

Para o morador do Conjunto Residencial José Teruel Filho, Jéferson Benitez, o grande problema do bairro é a favela que se formou ao lado do residencial. “Nós do José Teruel temos esgoto, mas essas famílias não e acabam contaminando o lençol freático e o córrego que passa ali perto. Peço por toda a região: queremos mais atenção dos vereadores. Quero aproveitar e pedir a colocação de placas de identificação com o nome das ruas e o CEP do nosso bairro, porque muitos moradores não sabem o seu próprio endereço”, relatou.

 

O conselheiro Regional do Anhanduizinho, Denílson Diaz também pediu mais atenção do Poder Público à região sul de Campo Grande. Precisamos de obras de drenagem e asfalto. Precisamos que seja investido em esporte e lazer, para melhorar a educação. Temos que dar infraestrutura adequada para receber os estudantes.

 

A aluna Mayumi Heloísa Cesar Mariano Cecílio Matos cobrou dos vereadores a elaboração de um Projeto para retirada do aterro da região, assim como solicitou o asfaltamento das ruas, ronda policial na porta da escola, durante a saída dos alunos e um Posto de Saúde 24 horas.

 

O presidente do Bairro Jardim Aero Rancho III, Nilson Ferreira de Oliveira afirmou que as ruas do bairro estão cheias de buraco. “Quero pedir para o prefeito Gilmar Olarte vir aqui 17 horas para sentir o mau cheiro que o nosso bairro tem. Não temos viatura da polícia para fazer a segurança dos alunos na entrada e saída das aulas. Precisamos que seja feita a limpeza dos bueiros da Rua Santa Quitéria e da Avenida Campestre”, revelou.

 

A diretora da Escola Estadual “Thereza Noronha de Carvalho”, Regina Lúcia de Leon Abreu Silva também destacou o mau cheiro que atinge a região no final da tarde. “Somos um bairro de pessoas trabalhadoras e honestas. Precisamos de asfalto, esgoto, segurança. Às 17 horas o cheiro aqui é insuportável, não sabemos para onde correr. Vendo a situação que passa a população do bairro, vemos que é desumano. Temos a favela do Cidade de Deus, que tem famílias que tem necessidade de alimento, que estão sem emprego e não recebem nem Bolsa Família”, disse.

 

Todas as reivindicações e sugestões apresentadas pelos moradores serão transformadas em Indicações, Ofícios, Requerimentos e Projetos, a serem encaminhados à Prefeitura Municipal. As proposições serão apresentadas em nome dos 29 vereadores da Casa de Leis.

 

Marcaram presença na sessão os vereadores Engenheiro Edson, Delei Pinheiro, Carlão, Zeca do PT, Herculano Borges, Carla Stephanini, Coringa, Chiquinho Telles, Luiza Ribeiro, Ayrton de Araújo do PT, Paulo Pedra, Chocolate, Dr. Loester e Gilmar da Cruz. 

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal