ícone whatsapp

Em blitz surpresa, vereadores flagram irregularidades nos bairros Anache, Presidente, Talismã e Segredo

13.04.2016 · 12:00 · Sessão Comunitária

Em uma blitz surpresa nos bairros Nascente do Segredo, Talismã, Jardim Presidente e Jardim Anache na manhã desta quarta-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande flagraram diversas obras paradas de Ceinf’s (Centros de Educação Infantil) e UBSF (Unidade Básica da Família), com deterioração de materiais e desperdício de dinheiro público.

 

A primeira obra parada visitada foi do Ceinf do bairro Talismã, localizado na Rua Serra dos Caiapos entre a Rua Das Divisões e Serra de Maracaju, onde foi constatado muito mato alto e sujeira. Os moradores próximos à obra denunciaram que o local serve de abrigo para vândalos e usuários de drogas, além do registro de constantes roubos de materiais no canteiro de obras do Ceinf.

 

Segundo o morador Milton Chaves, que mora em frente ao Ceinf e está no bairro há 26 anos, “A obra começou e do nada parou. Agora as crianças ficam na rua porque as mães não têm onde deixar. È um dinheiro perdido aí, é dinheiro público, de imposto nosso. Essa obra iria valorizar muito o bairro, mas acordamos de manhã e dá desgosto de ver isso aí”, disse.

 

Em seguida os parlamentares foram até a obra do Ceinf Nascente do Segredo, na Rua Nebrasca entre as ruas Anisto Paulino Barrios e Edson Lima. O canteiro de obras estava fechado e com vazamento de muita água, que escorria pelas vias do bairro. A moradora Fátima Licio denunciou que freqüentemente estoura cano na obra. “Moro aqui há 22 anos, essa obra está parada desde 2011 e nossas crianças fora da creche. Aqui sempre tem água vazando, eles vêm e arrumam, mas logo vaza de novo”, afirmou.

 

Os edis foram ao Ceinf ao lado, cujo prédio é antigo e será desativado quando a obra for inaugurada, e flagraram a despensa quase sem alimentos. De acordo com a vereadora Carla Stephanini, vice-presidente da Comissão Permanente de Educação, “A despensa estava fraquíssima, fomos informados que a despensa é abastecida nas quartas-feiras, mas ainda não tinha chegado ainda os alimentos. Dá para ver claramente que o abastecimento não é em quantidade suficiente para a semana toda. Se por acaso atrasar um dia, as crianças já ficam com a merenda prejudicada. Como viemos de surpresa, a despensa não estava cheia e nem tinha nutricionista, como nas outras escolas e Ceinf's que fomos anteiormente com aviso prévio", afirmou.

 

Outro local visitado pelos vereadores foi a obra do UBSF do bairro Jardim Presidente, na Rua Maria Flauzina esquina com a Rua João Marcondes, que estava tomada pelo mato e como estava com as grades trancadas, não foi possível analisar o interior da obra.

 

Por fim, os vereadores fiscalizaram a obra do Ceinf do Jardim Anache, que fica na Rua Dallas, esquina com a Rua dos Poetas, que estava em pior estado de conservação, com telhado com telhas quebradas, vigas de madeira quebradas e tortas, além de focos de dengue e muito mato alto.

 

De acordo com o vereador Edson Shimabukuro, que é engenheiro e vice-presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, “em geral falta muito pouco para as obras serem concluídas, se as obras forem retomadas é possível terminar em 90 a 120 dias”, disse.

 

O 1° secretário da Casa de Leis, vereador Carlão, afirmou que a Câmara encaminhará o relatório sobre as obras paradas em Campo Grande para o Ministério Público. “Vamos encaminhar tudo para o Ministério Público e marcar uma reunião para semana que vem com o promotor para sugerir que seja firmado um TAC com a Prefeitura para garantir que essas obras sejam concluídas”, disse. 

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal