ícone whatsapp

Em audiência sobre orçamento público, Victor Rocha defende recursos para a saúde

25.10.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

Os vereadores de Campo Grande debateram, em audiência pública, sobre o orçamento e investimentos do poder público municipal até 2025. A sessão sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual) e o PPA (Plano Plurianual) foi realizada na última sexta-feira (22) e o vereador Victor Rocha aproveitou para, mais uma vez, defender recursos para a saúde.

Convocada pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, a audiência pública contou com a participação do secretário Municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, que apresentou os dados do orçamento e previsão de gastos para os próximos anos.

Médico, o vereador Victor Rocha usou a palavra para destacar a necessidade de investimentos na saúde, principalmente a fim de reduzir ou até mesmo, zerar a fila de espera por procedimentos na rede pública de saúde. A estimativa é de que atualmente em torno de 140 mil pacientes na fila de Campo Grande estejam aguardando por consultas, exames ou cirurgias.

“Pelo orçamento o investimento em saúde representa 33% da arrecadação total do município. Acredito que precisamos avançar na saúde para reduzirmos as filas de espera por consultas especializadas, exames e cirurgias. O fato é que quanto mais a gente investe em saúde na atenção primária nós economizamos na alta complexidade”, afirma o vereador.

Victor aproveitou para sugerir que a prefeitura desenvolva um plano robusto em relação às demandas judiciais. “O não cumprimento das ordens judiciais leva aos sequestros de recursos do tesouro, que pode ser utilizado para outras despesas. A demanda judicial é um direito do paciente, mas quando é cumprida sai muito mais barata do que quando a Sesau deixa sequestrar”.

O projeto de lei 10.319/21, a LOA (Lei Orçamentária Anual), que estima receitas e fixa despesas do município de Campo Grande para o exercício financeiro de 2022, prevê orçamento de R$ 4,789 bilhões para o próximo ano, aumento de 2,9% em relação à previsão feita na LOA anterior para este ano, que era de R$ 4,651 bilhões.

Assessoria de imprensa do vereador