ícone whatsapp

Em audiência pública sobre a Lei Orçamentária, Ademir Santana faz apelo para que a assistência social seja valorizada em 2018

25.10.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

No último dia 24, durante Audiência Pública que discutiu a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018, o vereador Ademir Santana fez uso da palavra para colocar preocupações importantes a respeito não só dos valores de recursos previstos para o próximo ano, mas também com relação a tudo que está acontecendo em 2017 na área de assistência social. “É muito triste ver instituições como ongs e associações agonizando no final do ano, porque não têm como honrar férias e décimos terceiros dos colaboradores. Muitas delas só vão ver a cor do dinheiro previsto na metade do ano seguinte e, por isso, várias fecham as portas antes do recurso chegar. Eu vejo isso há anos, mesmo antes de ser vereador. É triste demais”, lamentou o parlamentar no início do seu discurso.

Ademir atribuiu muito desse problema à burocracia e morosidade dos processos de liberação das emendas, por exemplo, além das exigências que muitas vezes são impossíveis de serem cumpridas. O vereador relatou que o poder público obriga as instituições a mostrarem serviço sem dinheiro no caixa, o que, na opinião dele, contraria o bom senso. “Eu não entendo a lógica do poder público. Como pode uma entidade sem recurso nenhum comprovar pelo menos um ano de trabalho para então ter acesso ao dinheiro. Isso é absurdo”.

Com relação aos recursos previstos para a área de assistência social, o verdeador fez um apelo ao secretário municipal de finanças Pedro Pedrossian Neto, para que haja atenção especial ao caso, lembrando que muitos dos que atuam dentro das entidades são voluntários que acabam desistindo de fazer o bem, porque não conseguem ver o resultado do trabalho. “Eu uso meu exemplo próprio. Comecei com um projeto de ecoterapia, adquiri alguns cavalos com recursos próprios, mas tive de abandonar a ação por conta da falta de recursos e apoio do poder público para manter a atividade. Mais de 100 crianças perderam com isso”, lamentou mais uma vez.

Ao final de sua participação, Ademir Santana também admitiu que não adianta só ficar reclamando, há muito o que se comemorar desde que o prefeito Marquinhos Trad assumiu a prefeitura. O vereador reconheceu o papel fundamental de Pedrossina Neto na solução de questões que no início do mandato foram também bandeiras do próprio vereador, como o Refis da Casa própria e das dívidas com a prefeitura e também a regularização fundiária no perímetro urbano da capital, incluindo as aldeias indígenas instaladas na cidade. “Deixo aqui meu agradecimento, porque muita coisa andou. Mas quero também fazer um apelo ao prefeito Marquinhos Trad e a seus secretários para que aquilo que está sendo alinhado com relação à Lei Orçamentária Anual seja cumprido sem tantos atrasos. De minha parte, vou continuar vigilante e disposto a sempre ajudar”, finalizou.

Guto Dobes
Assessoria de Comunicação do Vereador