ícone whatsapp

Em audiência de prestação de contas da Sesau, Dr. Lívio reforça cuidados contra a Covid-19

27.05.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Como presidente da Comissão de Saúde e da Comissão de Combate à Covid-19, da Câmara Municipal de Campo Grande, Dr. Lívio conduziu, hoje (27), a Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), relacionadas ao 1ºquadrimestre de 2020.

Além de números alcançados em investimentos em ações e serviços de saúde, dentro do índice mínimo previsto por lei, o secretário José Mauro Filho abordou as estratégias de enfrentamento à Covid-19 e Dengue; a vacinação de 3 mil acamados que contou com a ajuda dos vereadores de Campo Grande; e respondeu questionamentos feitos pelos vereadores.

Entre as medidas de combate ao coronavírus estão: o encaminhamento para o Hospital Regional de pacientes com sintomas da doença; o aluguel de leitos equipados com respiradores em hospitais privados (com recursos provenientes do Ministério da Saúde); a abertura de um centro de triagem de doenças respiratórias no Parque Ayrton Senna; a implantação de um site de transparência para que a Câmara e a população tenham acesso específico com relação às despesas para o combate à Covid-19; a disponibilização de acompanhamento em tempo real de ocupação de leitos pela Câmara; implantação da teleconsulta/telemedicina para atender quem tem dúvida pelo telefone; elaboração de boletim informativo de atualização diária sobre a situação da doença em Campo Grande no site da Sesau; a convocação de 307 profissionais de saúde, mediante concurso público, além de outras estratégias que apesar de “duras”, conforme o secretário, foram necessárias. Um desses exemplos foi a suspensão temporária do atendimento ambulatorial/especialidades.

O secretário José Mauro explicou que Campo Grande tem uma particularidade diferente de outros centros onde existe mais estrutura para atendimentos em saúde nas cidades do interior. Diante dessa realidade, Dr. Lívio perguntou sobre a projeção da doença para os próximos 45 dias na capital, visto que a mobilidade social tem sido maior. Segundo o secretário, há um acompanhamento estatístico com a colaboração de especialistas da UFMS e Fiocruz, que faz a relação entre casos notificados e número de leitos ocupados.

Os índices são positivos nesse momento, porém Dr. Lívio reforça a necessidade da população continuar com os cuidados de distanciamento social, higienização e uso das máscaras. “Aproveito para esclarecer também que a população pode continuar indo à sua unidade básica de referência; que não há nenhuma orientação da Sesau para que as pessoas deixem de ser atendidas, como eu já recebi algumas reclamações da falta de atendimento por parte de profissionais”, alertou Dr. Lívio.

Assessoria de Imprensa do Vereador