ícone whatsapp

Em apoio aos empresários, Delegado Wellington chama atenção para os ‘serviços essenciais’ e solicita auxilio do governo federal

03.04.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

A restrição para a abertura do comércio em Campo Grande coloca de lados opostos poder público e comerciantes. Durante este período apenas estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, postos de combustíveis e farmácias estão autorizados a funcionar. Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (2), o vereador Delegado Wellington (PSDB), considerou a abertura de outros tipos de comércio, que também são essenciais e que não colocam em risco a saúde.

“Vidas são importantes, mas não tem outra alternativa de renda que não seja o emprego. Portanto devemos trabalhar essa situação de forma integrada, porque no fim das contas todos os serviços são essenciais, um trabalho depende de outro para se manter”, disse o parlamentar.

Além disso, Delegado Wellington solicitou auxílio da bancada federal para que o município não entre em colapso total nos próximos dias. “Precisamos do governo federal com o envio de verbas para girar a economia. A lei de responsabilidade fiscal garante que na ocorrência de calamidade pública reconhecida pelo congresso nacional, por quanto perdurara a situação cabe ao governo federal auxiliar os estados e municípios. Temos que trabalhar isso de forma integrada e não como está sendo feito”, disse.

Em Campo Grande, o comércio varejista, incluído aí as lojas de vestuário, perfumaria e armarinhos, tanto no centro como nos bairros, poderá reabrir a partir de segunda-feira, desde que adotadas as normas de biossegurança previstas pela Prefeitura.

Decreto neste sentido deve ser publicado amanhã (2), segundo o secretário  municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Eduardo Costa, que antecipou as medidas em reunião na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) junto com representantes do comércio e serviços da Capital.

A prefeitura estabeleceu critérios de risco e definiu 9 atividades que continuam proibidas até o controle epidêmico. Ainda ficaram fechados os shoppings, academias, universidades e o Camelódromo, onde a liberação só deve ocorrer a partir do dia 13 de abril.

Também seguem proibidos shows, festas e qualquer outro evento que gere aglomeração. Esses foram os primeiros setores atingidos pelas medidas contra o coronavírus em Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do Vereador