ícone whatsapp

Em ação inédita, vereadores vão às ruas orientar motoristas sobre o risco de beber e dirigir

07.04.2013 · 12:00 · Câmara Participativa

Em uma ação inédita, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande foram as ruas na noite deste sábado (6) para conscientizarem os motoristas sobre os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

A segunda edição do Projeto “Câmara Ativa – Todos juntos por você” foi realizada nos cruzamentos da Avenida Afonso Pena, da Rua Rio Grande do Sul e da Rua Bahia, com o tema:   “Vereadores em ação contra um crime em dose dupla: beber e dirigir”.
 
Os parlamentares e assessores abordaram os motoristas alertando e conscientizando-os acerca dos riscos da combinação entre direção e bebida alcoólica.
 
Para o agente de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Renato Brito Alves a ação dos vereadores contribui muito para que a população se conscientize. "Conscientização nunca é demais, ainda mais se tratando de álcool e direção, que é o fato que mais mata pessoas no trânsito", revelou.
 
O 1º Sargento Edivaldo Barbosa da Silva, da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) destacou que "se a população ver que os vereadores, que são seus representantes, estão encabeçando uma ação como essa, eles vão começar a agir concretamente, pois nada melhor como o exemplo. Cerca de 90% dos acidentes com vítimas fatais são causados por motoristas alcoolizados. E toda iniciativa parar evitar isso é muito boa, ainda mais em uma avenida movimentada como a Afonso Pena, que é um ponto crítico hoje por causa do número de bares no local", afirmou.
 
A Professora Inês Esteves, da Divisão de Educação para o Trânsito, do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) avaliou que "toda campanha para combater a violência no trânsito é muito importante, mas é preciso que seja permanente e atinja o maior número de pessoas possíveis, para que a informação possa ser multiplicada".
 
O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar enalteceu a iniciativa e disse que o objetivo é justamente levar os vereadores para as ruas, em contato direto com a população, para contribuir efetivamente com a prevenção da violência no trânsito causada por motoristas alcoolizados. "Estamos fazendo a nossa parte dentro e fora da Câmara, conscientizando e educando os motoristas sobre os perigos de beber e dirigir. Esta é a primeira de muitas ações que faremos, com o objetivo de melhorar o trânsito de nossa cidade", disse o chefe do Legislativo.
 
A vereadora Carla Stephanini afirmou que esta é mais uma iniciativa acertada da Mesa Diretora, levando os vereadores para junto da população. "Este é um momento de responsabilidade social e que deve comprometer toda a sociedade, principalmente os vereadores, que além de cumprirem as suas atribuições parlamentares também devem contribuir saindo de dentro da Câmara Municipal para ajudar a população a combater este mal", disse a parlamentar.
 
Para o vereador Carlão, a campanha recebeu nota dez, "é muito bom para a população  ver que estamos trabalhando além do Plenário, estamos saindo da Câmara para conscientizar a população de que álcool  e direção não combinam e assim, quem sabe, possamos evitar tragédias com vítimas fatais como as já registradas, aqui mesmo neste local", ressaltou o vereador.
 
Após abordar diversos motoristas, o vereador Ayrton de Araújo enfatizou que "a Câmara está inovando, renovando suas atividades. Essa é uma experiência muito boa, os vereadores têm mesmo que ajudar a conscientizar os motoristas e nada melhor do que ir as ruas e ter esse contato direto com os cidadãos. Estamos fazendo algo certo e no lugar certo".
 
Conforme o vereador Coringa, "essa é uma ação que já deveria estar sendo feita pelos vereadores há muitos anos. Muitos motoristas ficam assustados ao serem abordados na rua pelos vereadores num sábado à noite e essa iniciativa só mostra que os vereadores estão preocupados com a população e colaborando para a conscientização dos motoristas", reforçou Coringa.
 
De acordo com o vereador Flávio César "este é um trabalho extremamente importante, pois estamos de forma efetiva em contato com os motoristas. Esse tipo de abordagem é muito relevante, principalmente em vista de tantos acidentes que estão acontecendo em nossa Capital e assim estamos contribuindo para que essas situações diminuam cada vez mais. Faz toda a diferença ver o vereador na rua, trabalhando para ter uma cidade mais segura e saudável", salientou.
 
O vereador Engenheiro Edson Shimabukuro disse que "os vereadores devem participar de todos os temas importantes para a sociedade, como a questão da violência no trânsito, que só pode ser resolvida com educação e disciplina, este é um trabalho a longo prazo, por isso deve ser contínua e permanente", avaliou.
 
Para o vereador Alceu Bueno esta é uma iniciativa louvável da Câmara de Vereadores. "Com certeza esta campanha vai trazer resultados na redução de acidentes causados pela ingestão de bebida alcoólica".
 
O vereador Chocolate também marcou presença na "Blitz do Volante", como foi chamada a campanha, e destacou a importância da iniciativa. "Esta ação é sensacional, precisamos fazê-la mais vezes, para alertar cada vez mais motoristas. Fico feliz, como vereador, de contribuir para o trânsito de Campo Grande", afirmou.
 
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal