ícone whatsapp

Em 11 meses de mandato, Vereador Dr. Cury cria importantes projetos em prol da saúde da população campo-grandense e bem-estar animal

20.12.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

Dr. Cury é médico há 43 anos, atua como pediatra e hebiatra. Foi presidente da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul e ex-professor de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Foi chefe da Divisão de Atenção Básica de Saúde e do Departamento de Saúde Pública na SESAU (Secretaria Municipal de Saúde). Implantou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Campo Grande e o coordenou por 8 anos. Foi titular do grupo de Trabalho do Ministério da Saúde/Força Nacional e SAMU, e do Grupo de trabalho para elaboração dos novos protocolos de Resgate Médico.

Em 2019, voltou à Câmara Municipal de Campo Grande para exercer seu segundo mandato de vereador.

Em 11 meses de mandato na Casa de Leis, Dr. Cury tem trabalhado pela Saúde Pública, Educação, Defesa dos Valores da Família, pelo Combate à Corrupção, além de lutar pela Saúde e Bem-Estar Animal.

Cuidando da Saúde da População

Dr. Cury é médico pediatra há mais de 43 anos, sendo muito atuante na área da saúde. Na Câmara Municipal, desenvolve trabalhos voltados para a saúde da população Campo-grandense, por meio de leis, sugestões e projetos.

Na Capital, teve um papel importantíssimo na área da saúde. Foi o responsável por implantar o SAMU em Campo Grande, contribuindo de forma excepcional no atendimento primordial à população. Esteve à frente da coordenação do serviço por 8 anos.

Dr. Cury também implantou o SAMU nas cidades de Dourados, Três Lagoas e Cuiabá/MT.

Confira Leis, Projetos e iniciativas do parlamentar, que trouxeram benefícios à saúde, em Campo Grande:

Dia e Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre as Doenças Raras – Lei nº 6.248/19

A lei sancionada institui no Calendário Oficial do Município de Campo Grande – MS, o “Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre Doenças Raras”, que acontecerá, anualmente, no dia 28 de fevereiro, e a “Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre Doenças Raras”, que acontecerá, anualmente, na última semana do mês de fevereiro.

De acordo com Dr. Cury, o objetivo da lei é informar e conscientizar a população acerca da necessidade de adoção de ações conjuntas voltadas para proporcionar uma melhor condição de saúde e de vida aos indivíduos com doenças raras e seus familiares. “Serão realizadas campanhas de esclarecimento, reflexão e divulgação dos dados sobre doenças raras, seminários e fóruns de discussão voltados aos profissionais de saúde e de ensino integrantes das redes particular e pública de Campo Grande e palestras de esclarecimento e apoio voltadas aos familiares das pessoas com doenças raras”, explicou Dr. Cury.

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental – Resolução nº 1.318/19

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, promove debates, diálogos, modelos de intervenção e conscientização sobre os direitos e a proteção das pessoas acometidas de doenças mentais, bem como implementar a política pública atual de saúde mental com recursos nos atendimentos dos níveis primários, secundários e terciários.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades e emoções. Alguns distúrbios e comportamentos estão diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.

“A Frente Parlamentar atua com eficácia, contribuindo para a saúde da população Campo-grandense”, afirmou.

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Doenças Raras – Resolução nº 1.317/19

A fim de discutir, propor e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas à promoção e defesa dos direitos da pessoa com Doenças Raras.

Doença rara é uma patologia que ocorre com pouca frequência no geral da população. Para ser considerada rara, cada doença específica não pode afetar mais de um número limitado de pessoas de toda a população.

No Brasil, existem 13 milhões de pessoas com doenças raras, que enfrentam gigantescas dificuldades sociais, cujas barreiras são muitas vezes intransponíveis.

“Criamos a Frente Parlamentar como forma de apoio, que permitirá que sejam estudadas e aperfeiçoadas políticas especificamente voltadas para essa faixa da população, tão significativa”, explicou Dr. Cury.

Dr. Cury traz Coordenadora Nacional de Saúde Mental, para reformulação na saúde mental de Campo Grande

“A saúde mental será a necessidade de maior demanda da sociedade brasileira nos próximos anos”, explica o vereador Dr. Cury, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, da Câmara Municipal, que trouxe à Capital, na sexta-feira (25/10), a Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Dra. Maria Dilma, para avaliação e ampliação dos leitos e serviços de Psiquiatria da cidade.

Para trazer a coordenadora, o parlamentar contou com o apoio do Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta.

Os trabalhos contaram com a presença da Sociedade de Psiquiatria e de renomados psiquiatras, como o Professor Dr. Juberty, Dr. Kleber Vargas, Dr. Flávio, Dr. Marcos Estevão e Dr. Fernando Camara. Na ocasião, eles visitaram o Hospital Nosso Lar, que será beneficiado com novos programas e ampliação no atendimento, estiveram também no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e, se reuniram com o Secretário de Saúde do Município, Dr. José Mauro Filho.

Dr. Cury tem se preocupado com a questão da saúde mental em Campo Grande, deste modo, tem se empenhado para melhorá-la.

Programa Adote um Playground para Crianças com Deficiência

De iniciativa do vereador Dr. Cury, por meio da Lei nº 6.349/19, Campo Grande agora terá o Programa Adote um Playground para Crianças com Deficiência, que celebra o termo de cooperação com pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, para doação, implantação e manutenção de playground, objetivando a inclusão e a acessibilidade das crianças com deficiência.

Além de inclusão e acessibilidade, o Programa Adote um Playground para Crianças com Deficiência, tem os seguintes objetivos: permitir que crianças com deficiência brinquem livremente com as demais; viabilizar a implementação de brinquedos adaptados para crianças com deficiências em escolas, jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, ainda que localizados em propriedade privada de uso público; promoção da igualdade desde a infância, dentre outros.

“São inúmeros os benefícios das brincadeiras para as crianças. A brincadeira infantil é uma forma importante de interação, participação e convivência, de aprendizado alegre e espontâneo, levando a criança a enfrentar desafios e fazer descobertas”, explica Dr Cury.

Cuidando dos Animais

Dr. Cury é apaixonado pelos animais e tem lutado incansavelmente para que eles sejam respeitados e amados na Cidade de Campo Grande. Por esse motivo, tem seu trabalho como vereador, pautado na defesa dos direitos e bem-estar dos animais, um compromisso muito grande e prioritário.

Em seu trabalho como parlamentar da Câmara Municipal de Campo Grande, tem feito leis que beneficiam e melhoram à causa animal.

Liberação da entrada de animais de estimação para visitas a pacientes internados nos hospitais de Campo Grande – Lei nº 6.249/19

Para a entrada do animal nos hospitais, a lei estabelece alguns pré-requisitos, como a prévia autorização do médico, animal higienizado, laudo veterinário atestando as boas condições de saúde e a carteira de vacinação atualizada, com anotação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão, além de estar em caixas de transporte, podendo estar em guias presas por coleiras ou similares. A entrada do animal dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital.

“É uma necessidade de todos que amam as pessoas, os animais e de quem tem Deus dentro de si. É estudada e comprovada a influência positiva que os animais têm na saúde humana. Além de serem excelentes companhias, os animais fazem bem à saúde e são verdadeiros protetores e cuidadores. A possibilidade de o animal de estimação visitar seu dono no momento de uma enfermidade poderá sim, ajudar na recuperação”, afirmou Dr. Cury.

A entrada dos animais não será permitida nos seguintes setores hospitalares: de isolamento; de quimioterapia; de transplante; de assistência a pacientes vítimas de queimaduras.

Dispõe sobre a criação do Dia Municipal do Protetor dos Animais no Município de Campo Grande – Lei nº 6.281/19

O Dia Municipal do Protetor dos Animais será celebrado anualmente no dia 10 de agosto, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Protetor de Animais para a saúde pública e para a proteção e promoção dos direitos dos animais.

Os serviços desenvolvidos pelos protetores dos animais em prol de proteger, cuidar, conscientizar e resgatar animais em condições de vulnerabilidade, atendendo as exigências legais, fica reconhecido como serviço de utilidade pública e fica incluído no Calendário Oficial de Campo Grande.

 

Bia de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador