ícone whatsapp

Eleito pela bandeira da Educação, Professor Riverton faz balanço do seu começo de mandato

16.07.2021 · 12:00 · Vereador Professor Riverton

Após cumprir sete meses de seu primeiro mandato, o vereador Professor Riverton (DEM)faz um balanço de sua atuação no legislativo onde acumula números significativos como: 404 Indicações, 22 moções de Pesar, 20 moções de Congratulações, dois projetos de Lei, que já viraram Lei, além de três Decretos Legislativos. O levantamento dos dados foi produzido de janeiro até 14 de julho.  Apesar de já atuar desde janeiro deste ano com reuniões públicas, visitas e até mesmo votação de projeto, o parlamentar juntamente com os outros vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande abriram oficialmente, 18 de fevereiro, os trabalhos de 2021. 

Os números refletem sua disposição em buscar soluções para os problemas da comunidade e da cidade e entre as principais reivindicações estão: encascalhamento, patrolamento, iluminação pública e melhoria na Educação municipal. 

Eleito pela bandeira da Educação, desde que assumiu uma cadeira na Câmara Municipal reivindicou a priorização dos profissionais de educação na vacinação contra a Covid-19 e incentivou uma educação de qualidade e segurara durante a pandemia. Desde que chegaram os lotes das vacinas contra a Covid-19, em Mato Grosso do Sul, o Professor Riverton abriu franco diálogo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, em busca de apoio nesta proposta que visa assegurar o retorno ágil e seguro à rotina escolar, tão impactada pela pandemia. 

Em janeiro, o vereador Professor Riverton, fez uma via sacra, em Brasília, pedindo apoio ao Senado e Câmara Federal para seu projeto de imunizar os profissionais de educação, além de pleitear emendas parlamentares para a Educação de Campo Grande. Durante a peregrinação em Brasília, o parlamentar se reuniu com o senador Nelsinho Trad (PSD), a ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa e protocolou junto ao Ministério da Saúde ofício solicitando a prioridade na vacina para os educadores.  

“Como os profissionais de saúde os da educação também estão na linha de frente contra a Covid-19 e todos imunizados podemos voltar a uma rotina ‘normal’ escolar. O meu mandato conseguiu colocar Campo Grande como pioneira na imunização dos profissionais educação como prioridade na vacina e todos já estão imunizados pelo menos pela primeira dose”, explica. 

Como legislador foi firme no propósito de não votar em Projetos de Lei inconstitucionais e recebeu a aprovação de todos que propôs, entre os quais, podemos destacar o projeto que reconhece a prática de atividades físicas como essencial, incluindo no período pandêmico, assim como a manutenção dos estabelecimentos que oferecem tais atividades em Campo Grande, considerando a obrigatoriedade do cumprimento das regras de biossegurança estabelecidas. Esse projeto posteriormente se tornou Lei com o n° 6.581/21. Outro projeto que também virou Lei foi a que mudou o nome da EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil), no bairro Coronel Antonino, para homenagear a professora Georgia de Fátima Nogueira Borges, que morreu em razão da Covid-19. A Lei é a de número 6.638/21. 

O vereador Professor Riverton integra três comissões: Educação (membro), Acessibilidade (vice-presidente) e Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo (vice-presidente). Por meio, da comissão de Educação e Desporto oficiou aos secretários de Gestão Agenor Mattiello e de Educação Elza Fernandes a elaboração do Plano de Carreiras e Remuneração dos Servidores Administrativos da Educação.  

Seu bom relacionamento com o Poder Executivo ajudou a acelerar os pedidos feitos pela população nas sete regiões urbanas de Campo Grande. Como  patrolamento e encascalhamento, limpeza de área pública, manutenção de iluminação de algumas ruas no Jardim Noroeste, Jardim Mooca, Tiradentes, Inapólis , Santa Mônica e Vila Adelina dentre outros bairros atendidos. Além de atender pedidos de inclusão de profissionais de educação, de lactante independentemente da idade, profissionais da Energisa e Águas Guariroba e atender parcialmente o pedido de vacinação de adolescente de 12 a 17 anos com a vacina contra a Covid-19. 

Na esfera federal, o professor Riverton viabilizou junto com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, emenda no valor de R$ 1 milhão à Prefeitura de Campo Grande, destinada à área da saúde. A emenda foi um dos pedidos protocolados pelo parlamentar durante visita a Brasília no final do mês de janeiro, quando buscou apoio para priorizar os profissionais da educação na vacinação contra a Covid-19. 

Nesses primeiros sete meses, o professor Riverton cumpriu o compromisso de trabalhar por todo o município, atuou com transparência, primando a população de Campo Grande defendendo o direito da população e fazendo seu papel constitucional de fiscalizar do trabalho do Poder Executivo e zelar pela qualidade de vida do campo-grandense. “O vereador tem que trabalhar pela cidade toda e não apenas por uma região, tem que ser disponível e ter um mandato transparente. Não conseguimos resolver todos os problemas encontrados no início do mandato, mas, aos poucos estamos caminhando para isso e eu tenho feito minha parte para que a população tenha uma cidade melhor em todos os sentidos”, comenta Riverton. 

Caso a população queira entrar em contato com o parlamentar acesse as redes sociais no @professorriverton, e-mail: [email protected] ou diretamente no nosso gabinete pelo fone 67 3316-1525 / 1526 

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa do Vereador