ícone whatsapp

Educador agora tem material de apoio para plano de aula a partir do livro Girobrasil Duas Rodas

18.08.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O livro Girobrasil Duas Rodas, que foi escrito a partir da experiência de uma viagem em cima duma moto por 22 estados brasileiros, foi estudado por professores e se tornou material de apoio para educadores elaborarem planos de aula. A obra retrata os brasis dentro do Brasil com depoimentos do autor e de quem ele conversou e recebeu abrigo nos oito meses de trajeto e em 33 mil quilômetros rodados.

 

A proposta de trabalhar o livro dentro da sala de aula ganhou seu primeiro exemplar com a análise de uma professora de ciências, que leciona em Campo Grande. A educadora sugere a leitura do livro e depois divisão em temas que podem ser trabalhados em várias disciplinas como história, artes, biologia, geografia geral e regional, pedagogia.

 

A partir da leitura do livro, a professora preparou uma diversidade de temas que podem ser explorados no Girobrasil Duas Rodas. Os planos de aulas apresentados estão divididos de acordo com o nível de escolaridade: ensino fundamental, médio e universitário.

 

O primeiro guia elaborado a partir da obra escrita por Eduardo Romero propõe temas pedagógicos como os saberes tradicionais, o extrativismo e os setores da economia, diversidade cultural do Brasil e suas manifestações, regionalismo e suas particularidades lingüísticas, os biomas brasileiros, vegetação, clima e tempo, bacias hidrográficas, o Rio São Francisco, a pororoca, paisagens brasileiras e ainda sugestões de planos de aula.

 

Para conhecer o material, basta acessar o site: www.eduardoromero.com.br e depois a aba ‘publicações’. Além de ter acesso às sugestões de plano de aula, também e possível baixar gratuitamente a obra Girobrasil Duas Rodas.

 

Girobrasil Duas Rodas

 

A obra é resultado, antes de tudo, de um sonho do autor, Eduardo Romero, de conhecer mais sobre o País. Na época ele, que é jornalista, trabalhava em uma emissora de televisão na Capital, pediu as contas e com uma moto – nada potente- saiu em busca deste conhecimento dos brasis dentro do Brasil com toda sua riqueza e miséria.

 

A viagem começou em outubro de 2006, depois de o autor voltar de Moçambique/África, onde desenvolveu trabalho de arte Educação, por meio do Ministério da Educação brasileiro. Eduardo Romero percorreu 22 estados brasileiros, fronteira de três países, 33 mil quilômetros, numa viagem rica em povo simples, pessoas acolhedoras, saudade de casa, trânsito caótico, estradas desertas, história brasileira e passagens desafiadoras.

 

A obra foi lançada em outubro do ano passado e desde então Eduardo Romero, que é vereador em Campo Grande, tem ministrado palestras principalmente em escolas e ventos com temáticas educação/desafios sobre sua experiência na viagem. Agora, o que era sonho se tornou ponto de pesquisa e oferece seu primeiro material de apoio para educadores no intuito de promover atividades curriculares em uma perspectiva interdisciplinar e/ou multidisciplinar que considera e valoriza a diversidade dos saberes de cada aluno e professores.

Assessoria de Imprensa do Vereador