logo
03.05.2019 · Vereador Eduardo Romero
Eduardo Romero ressalta importância do Parlamento Jovem na Câmara da Capital
img_5660_ver_eduardo_romero_fto_izaias_medeiros

A Câmara Municipal criou o Programa Parlamento Jovem da cidade de Campo Grande com votação por unanimidade, que tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas municipais a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Campo Grande, com diplomação e exercício de mandato. Um dos autores do projeto é o vereador Eduardo Romero (Rede).

Eduardo Romero explica que o exercício do mandato dos parlamentares jovens, que é de um ano a partir da data de posse, terá caráter instrutivo e será constituído, alternadamente, por estudantes de 7º e 8º anos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, devidamente matriculados e com no máximo 16 anos, sendo permitida a participação de no máximo dois alunos por estabelecimento de ensino. ‘Vale destacar que as proposições legislativas dos parlamentares jovens poderão ser transformadas em projetos de lei, e divulgadas no Portal da Câmara Municipal. É um incentivo para participação e representação política da sociedade. Uma promoção da cidadania’, destaca o vereador que assina a lei com o vereador Delegado Wellington (PSDB).

Os trabalhos do Programa Parlamento Jovem de Campo Grande, serão dirigidos por uma mesa eleita pelos Jovens parlamentares, composta por: presidente, vice-presidente, primeiro Secretário, segundo Secretário, membro do Apoio Legislativo desta Casa, membro da procuradoria da Câmara.

As inscrições para o Concurso de Redação da Câmara Municipal serão efetivadas pelas escolas interessadas, no período de 01 (um) a 31 (trinta e um) de maio do respectivo ano. As escolas deverão entregar as redações escritas no protocolo da Câmara Municipal, em folha modelo próprio da escola, no período de 01(um) a 30 (trinta) de Junho de cada ano.

Pela lei aprovada, integram o Parlamento Jovem: concurso de redação da Câmara Municipal e palestras sobre o Legislativo municipal nas escolas de Campo Grande. As redações classificadas serão avaliadas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), ou outro órgão estipulado pela mesa diretora desta casa, que atribuirão conceito de 0 (zero) a 100 (cem). Mais informações pelo telefone: 3316-1628, na Escola do Legislativo. A lei está publicada no Diário Oficial da Capital, do dia 29 de Abril.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador 

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.