ícone whatsapp

Eduardo Romero participa de debates em seminário da OAB-MS que discute questão ambiental em Campo Grande

15.09.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Na próxima sexta-feira, 18, as Comissões do Meio Ambiente, de Defesa dos Direitos dos Animais e de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, o Seminário Aves Urbanas: Saúde Pública e Crueldade. O evento está programado para começar às 13h, na sede da OAB/MS, na Avenida Mato Grosso, 4700. Um dos debatedores é o vereador Eduardo Romero (PT do B), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campo Grande.
 
Eduardo Romero destaca que os pombos são aves que se adaptam facilmente nas cidades, inclusive para constituir seus ninhos nas construções. O hábito humano de alimentar os pombos com migalhas de pão, pipoca, por exemplo, atrai cada vez mais esta população. ‘O problema é que a população de pombos aumenta rapidamente e suas fezes transmitem doenças por meio de fungos e bactérias que podem levar à morte. Porém, isto não é alegação para matança e com crueldade’, ressalta.
 
A temática é delicada e urgente. A principal discussão do encontro será sobre a proliferação de pombos nas cidades. Isso porque, se para uma parcela da população é a ave que representa a paz, para outra significa doenças sérias e agravos às pessoas.
 
Os pombos e pardais – que são aves exóticas, não nativas brasileiras, significam problemas socioambientais, inclusive nas edificações, praças, quadras esportivas, prédios de concentração de pessoas etc, pois seus ninhos, fezes e resíduos, além de sujarem, atraem insetos e roedores.
 
A proposta do evento é coletar as experiências dos técnicos que estarão presentes, ouvir o aspecto jurídico relacionado à questão e também relacionados aos crimes ambientais, em especial em relação às empresas que se utilizam de produtos e métodos ilegais para exterminar esses animais.
 
Várias entidades foram convidadas para o seminário como órgãos de saúde, de meio ambiente e colegiados; empresas dedetizadoras; universidades; academia técnico-científica; além de advogados que atuam em áreas afins. (Com informações da OAB-MS).
 
Assessoria de Imprensa do Vereador