ícone whatsapp

Eduardo Romero homenageia artesãos durante sessão solene na próxima segunda

11.03.2020 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

No dia 16 de março, segunda-feira, às 19h, no Plenário Oliva Enciso, será realizada sessão solene para homenagear os profissionais artesãos, com a Medalha Legislativa João Manoel da Silva, que foi instituída pela Resolução n 1.333/2020.

Um dos autores da lei que instituiu a sessão solene no âmbito da Câmara Municipal de Campo Grande é o vereador Eduardo Romero (Rede). Ele destaca a importância da homenagem a estes profissionais que praticam arte por meio de trabalhos manuais que resultam em peças únicas, mesmo que tenham o propósito de fazer o mesmo objeto.

Na sessão do dia 16, Eduardo Romero vai secretaria a sessão solene e também homenagear o artesão Elpidio Alves de Freitas e indicou Lucimar Maldonado Silva Domingos para ser homenageada pela Câmara.

Elpidio Alves de Freitas é natural de Campo Grande e interessou-se pelo artesanato quando morava em Canindé, SP, foi quando fez sua primeira carranca. Iniciou sua carreira confeccionando peças no estilo da arte barroca com entalhe e escultura em madeira como casarios e janelões. Com mais de 30 anos de dedicação ao artesanato é conhecido pela produção de oratórios. Também já desenvolveu fachadas de casario, baús, portas-bíblia e placas de fazenda. Outra peça importante da sua artesania são as fazendinhas, miniaturas inspiradas na cultura pantaneira.

Lucimar Maldonado Silva nasceu em Miranda, descobriu seu dom para o artesanato a partir de um Curso oferecido pela Incubadora Zé Pereira em 2005. O diferencial da artesã está na produção aliada a sustentabilidade em 2008 criou a “Fibra Morena”, com a missão de produzir artesanato com fibras naturais. Entre os cases de sucesso, destacamos o desenvolvimento de um produto para linha da Tok Stok, e a exposição de seus produtos na Embaixada do Brasil em Nova York.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador