ícone whatsapp

Eduardo Romero expõe ao governo estadual sua preocupação com as estradas vicinais da Capital

19.05.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Em fevereiro deste ano o vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) cobrou na tribuna da Câmara Municipal, durante sessão, mais atenção do município de Campo Grande em relação à conservação das estradas vicinais. Na época, o parlamentar ainda revelou aproximadamente R$ 4 milhões oriundos de repasses do Governo do Estado, por meio do Fundersul, que é recurso específico para manutenção de estradas, priorizando as vicinais e que estavam parados em caixa.
 
Na manhã de quarta-feira, 18, durante encontro de vereadores com o governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora Rose Modesto, o parlamentar voltou a mostrar sua preocupação com a situação das estradas vicinais. Uma das propostas apresentadas ao governo estadual foi para que sejam utilizados recursos do Fundersul para compra de maquinários exclusivamente para manutenção e recuperação destas vias rurais. Eduardo Romero revela que a prefeitura terá que devolver recursos do Fundo por não ter aplicado.
 
‘Ficou dinheiro dormindo em caixa e agora o governo do Estado vai receber de volta. Então, nossa sugestão é que este montante a ser devolvido (não revelado) continue com o mesmo fim: estradas vicinais’, destaca Eduardo Romero.
 
As estradas vicinais de Campo Grande, que somam aproximadamente 300 quilômetros. Eduardo Romero frisa que elas são importante para escoamento de produção, transporte escolar e dos demais moradores. Em caso de emergência clínica, por exemplo, fica mais difícil e demorado o deslocamento até uma unidade de saúde.
 
Os R$ 4 milhões parados em caixa foram revelados pelo próprio executivo em audiência pública de prestação de contas quadrimestral das contas da prefeitura.
 
O parlamentar destaca que como mesmo tem quatro milhões de reais ‘dormindo’ em caixa, as estradas vicinais estão sem patrolamento e encascalhamento há meses. Com período de chuvas o setor rural que depende destas vias sofre ainda mais para escoamento de produtos e também o transporte escolar diário.
 
Fundersul
 
O contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para obter o diferimento nas operações internas com bovinos, devem contribuir para o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul, o Fundersul.
 
O Fundersul foi criado para garantir investimentos em estradas, priorizando as vicinais. A cobrança é feita por cabeça de duas maneiras: para animais de até 12 meses de vida são 29,49% do Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) e para o gado com mais de um ano são 46,03% da unidade fiscal.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador