ícone whatsapp

Eduardo Romero busca informações sobre métodos alternativos para controle do Aeds

01.02.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) esteve na manhã desta segunda-feira, 1º, na Superintendência Federal de Agricultura (SFA) para conhecer mais sobre a forrageira Crotalária, que desde 2009 faz arte de pesquisas realizadas pela SFA, por meio do técnico agropecuário, Valter Loeschner. A planta vem sendo utilizada em várias cidades brasileiras como controle biológico contra o mosquito Aeds aegypti.
 
Eduardo Romero é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campo Grande. O parlamentar está buscando informações sobre métodos alternativas para combate a mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Na SFA, a Crotalária em suas diversas espécies (juncea, spectábilis, ochroleuca e breviflora) é utilizada como adubo verde, mas depois de experimentos com a forrageira em outros estados no controle biológico do mosquito a ideia da instituição é fazer com que o plantio seja difundido. Valter Loeschner explicou que a planta atrai a libélula, que é predador do mosquito Aeds. Além disso, a larva da libélula também é carnívora e devora a larva do mosquito.
 
Eduardo Romero destaca que as cidades precisam buscar alternativas pra combate ao mosquito, não apenas utilizando pesticida nos fumacês.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador