ícone whatsapp

Eduardo Romero alerta para perigo de descarte irregular de lixo; veja vídeo

30.07.2019 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Há pelo menos cinco anos o descarte irregular de resíduos sólidos como móveis, poda de árvores, lixo doméstico e carcaça de animais é incômodo para quem mora próximo ou precisa passar pela rua Brigadeiro Thiago, no bairro Universitário. O local fica atrás do terminal rodoviário.

Diversas reclamações foram feitas ao gabinete do vereador Eduardo Romero (Rede) para que fosse feita intermediação com a prefeitura para providências. Oficio foi encaminhado em março de 2014 relatando o problema. Depois disto a grande área foi cercada, mas o descarte irregular de lixo continuou margeando a rua. Novo pedido de providências foi feito em outubro de 2015, ano que ocorreu greve dos coletores e o descarte mais que dobrou no local.

Em ação ambiental na região, que é servida pelo Córrego Bálsamo, o parlamentar esteve na Rua Brigadeiro Thiago e verificou que o descarte irregular de resíduos continua. Inclusive, há muito material depositado também dentro e nas margens do córrego.

Eduardo Romero destaca que o período é de seca e baixa umidade do ar e este tipo de material acaba se tornando focos de incêndio. Este ano a Campanha Agosto Alaranjado – que visa prevenção e combate e incêndios urbanos e florestais – foi antecipada devido ao grande número de ocorrências. O final de julho e o mês de agosto devem ser os piores em número de ocorrências, caso a população não aja com consciência e continue descartando lixo irregularmente e ateando fogo em vegetação.

Agosto Alaranjado

A Câmara Municipal de Campo Grande faz parte do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos, por meio do mandato do vereador Eduardo Romero (Rede). Em 3 de junho deste ano foi feito o lançamento antecipado da campanha Agosto Alaranjado que visa alertar sobe o período crítico de incêndios urbanos e florestais. A campanha é prevista na lei municipal n 5.864/17 de autoria de Romero.

O Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande- MS foi instituído pelo Decreto n. 13.366, de 12 de dezembro de 2017, e possui o objetivo de realizar intercâmbio de informações e o planejar ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos e ao combate dos focos de incêndios.

Composto por 17 órgãos e entidades: Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB); Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Gabinete do Prefeito (COMPDEC/GAPRE); Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR); Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Secretaria Municipal de Saúde (SESAU); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA/MS); Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Sindicato Rural de Campo Grande-MS; Instituição de Ensino Superior; Câmara Municipal de Campo Grande; Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA); e Conselhos Regionais.

Serviço – Denúncias sobre incêndios podem ser feitas pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

 

Assessoria de Imprensa do Vereador