24.10.2016 · Outras Notícias
Edil comemora a aprovação da Lei "Vaga Zero"
006862424df12f12a36a90f90970b046
Conforme a publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (24) foi sancionada a Lei n. 5.748, de 20 de outubro de 2016, que dispõe sobre o encaminhamento “Vaga Zero” do paciente renal crônico em terapia renal substitutiva (TRS) em situação de urgência para as unidades hospitalares da rede pública no município de Campo Grande-MS.

Edil Albuquerque elaborou este projeto que foi aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande no dia 22 de setembro de 2016, e explicou que os pacientes renais crônicos, além de terem que se submeter à terapia renal substitutiva (TRS) – diálise, muitas vezes apresentam problemas decorrentes da hipertensão arterial, do diabetes e das complicações cardiovasculares e necessitam de intervenção imediata para tratamento de acidente vascular hemorrágico, infarto agudo do miocárdio ou outro tipo de hemorragia ou intercorrência.

Assim, com o “Vaga Zero” estes pacientes deverão ser atendidos em uma unidade hospitalar, e não serem encaminhados para uma unidade de pronto atendimento (UPA), como acontecia, pois apresentam risco de vida e precisam ser submetidos a um atendimento especializado.

“Sinto satisfação em ter colaborado com a criação desta lei que entrou em vigor nesta segunda-feira, resultado de uma parceria com a Abrec (Associação Beneficente dos Renais Crônicos MS) e demais profissionais atuantes na área. O “Vaga Zero” dará uma oportunidade para os pacientes em tratamento oferecendo atendimento prioritário em caso de urgência”, destacou Edil.

Dayane Parron