ícone whatsapp

E-sportes: Vereadores derrubam veto do prefeito

10.09.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

 Os vereadores de Campo Grande derrubaram, em votação no plenário, o veto do executivo municipal e aprovaram o Projeto de Lei n. 9.932/21, que regulamenta a prática esportiva eletrônica denominada “E-sports”. A proposta é dos vereadores Dr. Victor Rocha e Papy.

A votação ocorreu durante sessão de quinta-feira (09) e, como justificativa para a derrubada do veto, o vereador Dr. Victor Rocha considerou o crescimento da prática esportiva em Campo Grande e a importância do esporte para estimular a cidadania e potencializar a melhor relação entre os atletas.

“O esporte virtual, bem como qualquer outra prática esportiva busca promover a convivência humana e o desenvolvimento intelectual e cultural dos participantes. Assim, potencializamos as capacidades e damos as oportunidades para estes atletas, estimulando a prática esportiva tão difundida em todas as culturas”, destacou o vereador Victor Rocha – coautor do projeto.

Para o autor do projeto, o vereador Papy ressalta a importância da aprovação do projeto. “A derrubada do veto só reforça aquilo que o plenário da câmara já tinha deliberado quando aprovou o PL. Os gamers já são reconhecidos como atletas em diversas partes do mundo há muito tempo, e dessa forma nós seguimos na mesma direção dando a eles a oportunidade de participarem das políticas públicas do esporte. Minha gratidão aos colegas que ajudaram a tornar um Projeto em lei na nossa cidade”.

Os e-sports ou esportes eletrônicos referem-se a competições de jogos eletrônicos nas quais os atletas, que fazem parte de uma estrutura profissional, são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de streaming online ou TV. Quatro pilares fazem a engrenagem dos e-Sports rodar: os jogadores, as empresas de games eletrônicos, as ligas e as plataformas de streaming.

Agora o veto derrubado segue para promulgação do presidente da Casa de Leis, vereador Carlão.

Assessoria de Imprensa do Vereador