ícone whatsapp

Durante videoconferência vereadora Enfermeira Cida Amaral reafirma compromisso na luta pelos fibromiálgicos

04.06.2020 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Nessa quinta-feira (04), a vereadora Enfermeira Cida Amaral (PSDB) participou de uma videoconferência com as representantes da Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas (Anfibro) de Mato Grosso do Sul, Josineth de Oliveira Pereira e Rosana Carvalho, além do presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal, Otávio Trad (PSD).

O objetivo da reunião é realizar adequações ao projeto de lei (Nº 9.625/19), de autoria da parlamentar. Para a vereadora, garantir os direitos às pessoas com uma síndrome invisível é primordial. “Conseguimos instituir dia 12 de maio como Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, mas só foi o começo, pois esse cartão de identificação proporcionará dignidade e garantirá que tenham melhor atendimento onde quer que estejam”, defendeu.

Para Josineth, a reunião serviu para sanar as eventuais dúvidas e fazer as ponderações a respeito do projeto. “Saímos confiantes que mais um passo foi dado para a conquista desse direito, que virá para dar dignidade a muitas pessoas acometidas dessa Síndrome, que de tanto doer chega a ser cruel, pois quem tem dor tem pressa. Agradeço desde sempre a vereadora Enfermeira Cida Amaral e a toda a sua equipe pelo empenho e sensibilidade para com essa causa que nos é tão nobre”, disse.

CARTÃO, VAGA EM ESTACIONAMENTO E FILA PREFERENCIAL

Conforme o projeto de lei fica instituído o cartão de identificação às pessoas acometidas pela síndrome de fibromialgia, residentes em Campo Grande para que as mesmas sejam identificadas e não sofram retaliações da comunidade, ao precisarem de agilidade no atendimento, por conta das severas dores.

O PL também prevê que os estabelecimentos públicos do município deverão assegurar aos acometidos pela síndrome, bem como aos acompanhantes, no mínimo, 1 (uma) vaga em estacionamento. No mesmo sentido obriga os estabelecimentos públicos da Capital a inclusão das pessoas acometidas pela Síndrome de Fibromialgiana na fila de atendimento preferencial.

 

Assessoria de Imprensa da Vereadora