ícone whatsapp

Durante evento cultural, vereador João César Mattogrosso defende fortalecimento de políticas públicas para valorização da cultura indígena do Estado

25.04.2022 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Com 90 famílias residentes, Aldeia Nova Buriti recebe investimentos nas áreas da saúde, cultura e agricultura familiar

As políticas transversais e a valorização da cultura e da população sul-mato-grossense sempre estiveram presentes na atuação do vereador João César Mattogrosso (PSDB). Essas iniciativas se fortaleceram durante sua passagem como titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), onde promoveu, por meio do Governo do Estado, diversas ações voltadas ao fortalecimento e promoção da tradição indígena.

Neste domingo (24), o vereador, acompanhado do secretário-adjunto da Secic, Eduardo Romero, participou da IX Festa Tradicional Indígena do Dia do Índio da Aldeia Nova Buriti, em Dois Irmãos do Buriti (MS).  

De etnia Terena, a aldeia, que registra nove anos de emancipação, conta com 90 famílias e cerca de 500 moradores. De acordo com Andrey Alves, um dos organizadores do evento, a participação do vereador mostra a importância do olhar voltado às comunidades indígenas.

“É o momento da valorização da nossa cultura e essa iniciativa traz todo o significado de que estamos prontos para lutar pelo nosso povo, pelos nossos direitos. A presença do vereador João César é importante para que ele veja exatamente o que nosso povo precisa, debater nossos direitos e para que ele acompanhe de perto nossas ações, cultura e tradições”, finaliza.

O organizador destaca ainda, as ações realizadas pelo Governo do Estado e Secic para a comunidade, que conta com ações efetivas voltadas ao desenvolvimento da Aldeia Nova Buriti.

“Por meio da Secic, houve muita atenção à nossa comunidade, em especial na área cultural. Quando secretário, o vereador João César iniciou o processo da instalação da Unidade Básica de Saúde, que atenderá a nove comunidades indígenas de Dois Irmãos do Buriti. Além disso, a Secretaria está realizando um importante trabalho na área da agricultura familiar, que irá colaborar para o crescimento da nossa comunidade”, avalia Alves.  

Para o vereador João César Mattogrosso, fortalecer e valorizar as comunidades indígenas é fundamental para resgatar a história e cultura de Mato Grosso do Sul.

“Acreditamos na importância das nossas tradições e que políticas públicas eficientes são transformadoras. Exemplo disso são as melhorias voltadas ao desenvolvimento da Aldeia Nova Buriti, o que resulta em qualidade de vida, geração de renda e fomento à cultura e tradição do povo Terena. Nossa atenção às comunidades indígenas é prioridade”, reforça o vereador.

A IX Festa Tradicional Indígena do Dia do Índio da Aldeia Nova Buriti foi realizada com apoio da SECIC, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Dois Irmãos do Buriti.

Elci Holsback

Assessoria de Imprensa do Vereador