ícone whatsapp

Dr. Sandro discute saúde mental em tempos de pandemia, na Câmara Municipal

07.04.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Em meio à pandemia da covid-19, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Tudo o que estamos vivendo há mais de 1 ano pode afetar também a saúde mental das pessoas, aumentando a ansiedade, insegurança, tristeza, causando medos e outros sentimentos diante das incertezas.

Sempre atento à saúde da população, o vereador Dr. Sandro, presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, promoveu nesta quarta-feira (7/4), a live: “saúde mental em tempos de pandemia”. O parlamentar convidou profissionais da área para explanar sobre o tema e tirar dúvidas dos cidadãos.

Para debater sobre o assunto, Dr. Sandro convidou os Profissionais da área: o Vereador Ronilço Guerreiro, que é Psicólogo, professor, palestrante, instrutor do Senai e participa do grupo Psicólogos com Amor que atende pessoas que têm sofrido nesta pandemia com depressão, ansiedade e luto; a Psicóloga Angela Maria Marini Ferreira, com Formação em Ciência Físicas e Biológicas; Professora durante 28 anos na área de Ciências, Biologia e Matemática; Atualmente atua em Clínica com adultos e adolescentes, individual ou em grupo; Psicóloga com enfoque em finanças pessoais; a Ana Carolina Perroni – Psicóloga, Mestre em Psicologia com ênfase em Saúde Ocupacional; Co-Founder EIPSI; Especialista em POT; Especialista em Dinâmica de Grupos; Sólida experiência em gestão Estratégica de DHO e RH com ênfase em desenvolvimento e gestão de pessoas e o médico psiquiatra Eduardo Gomes de Araújo, diretor clínico do Ambulatório de Saúde Mental do Centro de Especialidade Médica e diretor clínico do CAPS Afrodite.

O vereador Ronilço Guerreiro ressaltou a importância da profissão na pandemia e deixou dicas para a população. “Quero alertar sobre a enxurrada de informações diárias que recebemos, isso pode contribuir para a ansiedade. Calma gente, informação é fantástico, mas é preciso mudar o foco. O mundo precisa de calma. Precisamos ter inteligência emocional para lidar com esse medo”, afirmou.  

O médico psiquiatra Eduardo Gomes de Araújo, falou sobre a procura aos Centros de Atenção Psicossocial “Neste momento de pandemia, tivemos aumento de pessoas com sintomas ansiosos por causa desse senso de vulnerabilidade. Parabéns aos vereadores por abrir um tempo e espaço para falar sobre o tema. Gente precisa de gente e de cuidado”, frisou.

Por fim, Dr. Sandro passou os dados do boletim epidemiológico para as pessoas que estavam acompanhando a live. Em Campo Grande, são 331.768 casos notificados, 1.434 casos suspeitos, 87.643 casos confirmados, 242.691 casos descartados e 2.020 óbitos.

Dos 87.643 casos confirmados, 587 estão internados, 884 estão em isolamento domiciliar, 84.153 estão recuperados e 2.020 óbitos. Das 587 pessoas que estão internadas, 260 estão em Leitos UTI (185 leitos públicos e 75 leitos privados), 319 estão em Leitos Clínicos (145 em leitos públicos e 174 em leitos privados) e há 8 pacientes em Pronto de Atendimento Médico (PAM).

Em Mato Grosso do Sul já temos 223.209 casos confirmados e 4.571 óbitos. O Brasil já registra 13.100.580 de casos confirmados e 336.947 óbitos.

“Hoje, vivenciamos um luto diário, com várias pessoas próximas partindo. Antes eram números, passaram a ser conhecidos e agora são a nossa família. E o que realmente tem importado, o ter ou o ser? O que importa mesmo é a nossa família e saúde, que devemos cuidar”, disse.

 

Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador