ícone whatsapp

Dr. Sami alerta sobre prevenção ao câncer de mama

15.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Em alusão ao Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama, o vereador Dr. Wilson Sami (MDB) utilizou a Palavra Livre da sessão desta terça-feira (15) na Câmara Municipal para alertar sobre o tema, em especial sobre a importância do diagnóstico precoce.

Dr. Sami, que há mais de 35 anos é médico ginecologista e obstetra, apresentou de maneira didática, quais fatores são agravantes e podem influenciar para o surgimento da doença.

“A atenção é essencial. A mulher que tem histórico familiar da doença, que fuma, que faz uso contínuo de estrogênio, aquelas que tiveram início da menstruação muito precoce e menopausa muito tardia, devem ter ainda mais atenção e manter os exames em dia”, alertou.

Além do exame anuam realizado pelo médico ginecologista, a própria mulher deve mensalmente realizar o autoexame, apalpando os seios e axilas para verificar se há presença de caroços, secreção ou qualquer anormalidade.

“Cuidar de si é a maior prova de amor à vida. É importante fazer mensalmente o autoexame, além disso, manter uma alimentação saudável e atividades físicas colaboram muito na prevenção, além claro, de não fumar”, alertou Dr. Sami.

Por fim, o vereador recordou que, caso diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes.

O câncer de mama no Brasil – De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), este tipo da doença é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, logo após o câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Assessoria de Imprensa do Vereador