ícone whatsapp

Dr. Loester mantém liderança do MDB na Câmara Municipal de Campo Grande

07.02.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quinta-feira (07) em Sessão Plenária, o Vereador Loester Nunes de Oliveira (MDB) disse em aparte aos vereadores que continuará como Líder do MDB na Casa, “Venho comunicar aos nobres parlamentares, que após reunião com o Partido, diretório, e com o vereador Wilson Sami (MDB), foi unânime a decisão para que eu continue representando o MDB como Líder nesta Casa,“ comunicou. 

O Médico Parlamentar lembrou em entrevista, da participação do MDB no processo de redemocratização do País há 31 anos. “O MDB, depois o PMDB, e agora, de novo, o MDB, sempre foi o meu partido de origem. Ao lado do Brizola, eu apenas ajudei a fundar o PDT aqui no Estado do Mato Grosso do Sul. O MDB foi o guardião da resistência e da reconstrução da democracia brasileira, cabe a nós, agora, como maior partido do Brasil, ser o partido do desenvolvimento, da justiça social e da superação das desigualdades sociais e regionais. O MDB tem de ter um projeto, esta em baixa,reconheço, tem que se firmar, e vamos levantar este partido, e nos preparar para as eleições 2020.

Atribuições de líder 

Entre as atribuições de um líder partidário está a participação na elaboração da pauta de votações da Câmara Municipal, em conjunto com o presidente da Casa. Nas sessões plenárias, como líder, orienta a bancada e encaminha as votações. Nas votações simbólicas, declara o voto da bancada. 

O líder ainda tem o poder de solicitar urgência a projetos ou de, ao contrário, declarar obstrução, que é uma manobra regimental para impedir a votação de projeto polêmico e até para encerrar a sessão.

O líder pode, ainda, falar a qualquer momento da sessão para comunicações urgentes e têm prevalência sobre os demais Vereadores em discursos de Plenário. No início de cada biênio, é o líder que indica os integrantes de seu partido nas Comissões permanentes e temporárias e nos demais colegiados da Casa. 

 

Andréa de Barros 

Assessoria de Imprensa do Vereador